Hospitalidade nas cidades e feiras de negócios em tempos de crise
Resumo
Este estudo trata da hospitalidade no ambiente das cidades e feiras. Para tanto, adotou a pesquisa documental ao analisar matérias veiculadas por dois veículos de comunicação no período de 26 de fevereiro a 26 de março de 2020 e de 26 de fevereiro a 16 de março de 2021. O problema de pesquisa é como surgiu o vírus COVID-19 19 impactou no cotidiano das cidades como apontado por Chau & Yan (2021) e também nos parâmetros de hospitalidade no setor de feiras demonstrado por Jin & Weber (2013) e Selwyn (2013)? O principal objetivo da pesquisa é analisar as formas pelas quais a disseminação do vírus COVID-19 afetou os parâmetros de hospitalidade segundo Selwyn (2013) no cotidiano das cidades e do setor de feiras nos requisitos de Chau & Yan ( 2021) e Jin & Weber (2013). Como resultado, destacam-se insights no contexto da hospitalidade envolvendo o ambiente das cidades e o setor de feiras.
Downloads
Referências
Airnbn. About US. Disponível em: https://news.airbnb.com/about-us/, acesso em 10 de julho de 2021.
Araujo, Y. L., & Franklin, L. A. S. (2023). Efeitos do covid-19 nas tendências da indústria de eventos e repercussões no Brasil. Ateliê do Turismo. Ensaio. 7 (1). 48-67 https://doi.org/10.55028/at.v7i1.15248
Artero, M. (2020). The mobility of the drop-in: Drop-in centres for migrants as providers of motility. Cities, 100, 102654.
ATLAS TI. What is ATLA.ti? Huge Variety of Media Types. Disponível em: https://atlasti.com/product/what-is-atlas-ti/, 11 de agosto de 2021.
BBC NEWS. Coronavirus: First Brazil death 'earlier than thought'. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-latin-america-52638352, acesso em: 02 de junho de 2021.
BLOOMBERG. Sports - Covid-Positive U.S. Volleyball Player Describes Quarantine Life. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-07-25/covid-positive-volleyball-player-describes-quarantine-life, acesso em 25 de agosto de 2021.
Castravechi, L. A., Simeão, D. F., Cunha, L. C. de S., & Constantino, N. A. (2018). Os eventos como fomentadores do turismo: um estudo de caso da FIT Pantanal. Ateliê Do Turismo, 2(1), 51-73. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/5901
Chau, S., & Yan, L. (2021). Destination hospitality indicators. Journal of Destination Marketing & Management, 19, 100537.
CNN WORLD. Boris Johnson continued a trip to Scotland despite an official testing positive for Covid-19. Disponível em: https://edition.cnn.com/2021/08/06/uk/boris-johnson-staffer-covid-intl-gbr/index.html, acesso em 06 de setembro de 2021.
Faisal, A., Albrecht, J. N., & Coetzee, W. J. (2020). (Re) Creating spaces for tourism: Spatial effects of the 2010/2011 Christchurch earthquakes. Tourism Management, 80, 104102.
G1. Grupo Globo ganha 11 prêmios no New York Festivals. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/04/21/grupo-globo-ganha-11-premios-no-new-york-festivals.ghtml, acesso em 02 de junho de 2021.
G1. PRINCÍPIOS EDITORIAIS DO GRUPO GLOBO. Disponível em: http://g1.globo.com/principios-editoriais-do-grupo-globo.html#principios-editoriais, acesso em 03 de junho de 2021.
Han, H. S., & Verma, R. (2014). Why attend tradeshows? A comparison of exhibitor and attendee’s preferences. Cornell Hospitality Quarterly, 55(3), 239-251.
IFOOD. Sobre iFood. Disponível em: institucional.ifood.com.br, acesso em 11 de julho de 2021.
Jiao, J., & Bai, S. (2020). An empirical analysis of Airbnb listings in forty American cities. Cities, 99, 102618.
Jin, X., & Weber, K. (2013). Developing and testing a model of exhibition brand preference: The exhibitors' perspective. Tourism Management, 38, 94-104.
Lashley, C. (2000). Towards a theoretical. search of hospitality: Theoretical perspectives and debates, 1.
Mariani, Marcello, et al. "Identifying a destination’s optimal tourist market mix: Does a superior portfolio model exist?." Tourism Management 96 (2023): 104722.
McCartney, G., Pinto, J., & Liu, M. (2021). City resilience and recovery from COVID-19: The case of Macao. Cities, 112, 103130.
NHK WORLD – JAPAN. Coronavirus Pandemic – Japan Extends State of Emergency. Disponível em: www3.nhk.or.jp, acesso em 13 de setembro de 2021.
Selwyn, T. (2013). An anthropology of hospitality. In In search of hospitality (pp. 36-55). Routledge.
Siu, N. Y. M., Wan, P. Y. K., & Dong, P. (2012). The impact of the servicescape on the desire to stay in convention and exhibition centers: The case of Macao. International Journal of Hospitality Management, 31(1), 236-246.
The New York Times. Cristiano Ronaldo Tests Positive for Coronavirus and Enters Isolation. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/10/13/sports/soccer/cristiano-ronaldo-coronavirus-positive.html, acesso em 07 de setembro de 2021.
The Washington Post. At Citi Open exhibition, Coco Gauff talks about her bout with covid and getting vaccinated. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/sports/2021/08/05/coco-gauff-coronavirus-citi-open/, acesso em 01 de setembro de 2021.
UOL. História. Disponível em: https://sobreuol.noticias.uol.com.br/historia/, acesso em 02 de julho de 2021.
Wut, T. M., Xu, J. B., & Wong, S. M. (2021). Crisis management research (1985–2020) in the hospitality and tourism industry: A review and research agenda. Tourism Management, 85, 104307.
Zheng, W., Huang, X., & Li, Y. (2017). Understanding the tourist mobility using GPS: Where is the next place?. Tourism Management, 59, 267-280.
Copyright (c) 2023 Elizabeth Kyoko Wada, Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Anderson Soares Lopes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores/investigadores que publicam na Ateliê do Turismo concordam com os seguintes termos:
1 - Direitos autorais.
Os autores/investigadores mantêm seus direitos autorais, embora concedam à Ateliê do Turismo, os direitos de exploração não exclusiva (reprodução, distribuição e publicidade). Concedem à Ateliê do Turismo o direito de primeira publicação de seu trabalho/pesquisa, que estará simultaneamente sujeito à licença indicada no ponto 2. Os autores podem estabelecer outros acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na Ateliê do Turismo, desde que haja um reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
2 - Licença.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta licença permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato), dar o crédito apropriado ao (s) autor (es) / investigador (es) e revista, porém, não pode utilizar o material para fins comerciais. No caso de remixação, transformação ou criação a partir do artigo, não poderá distribuir o material modificado.
O (s) autor (es) / investigador (es), possuem autorização para distribuição pelos diversos meios a comunidade científica e acadêmica, bem como são estimulados a distribuir em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, tendo em vista que esse processo pode ocasionar alterações produtivas, como impacto da pesquisa e as devidas citações do trabalho publicado.