Marketing digital: uma análise dos principais destinos turísticos do estado da Bahia

  • Carla Regina Ferreira Freire Guimarães Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Matheus Araújo Alves Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Palavras-chave: Turismo, Internet, Websites

Resumo

O presente trabalho analisa o marketing digital no estado da Bahia e nos seus principais destinos turísticos. Especificamente, procurou-se: i) identificar os principais destinos turísticos baianos; ii) averiguar como os órgãos oficiais utilizam os websites para a divulgação da Bahia e de seus principais destinos baianos. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, tendo como principal método de coleta de dados o levantamento documental, além da pesquisa exploratória feita nos sites dos órgãos oficiais da Bahia e de seus principais destinos turísticos. Os resultados apontam que a Bahia é um dos Estados mais visitados do país e seus principais destinos turísticos são Ilhéus, Salvador, Itaparica, Porto Seguro, Cairu, Mata de São João e Camaçari, devido ao seu considerável fluxo turístico. Além disso, todas as localidades utilizam o marketing digital, mas não em sua potencialidade máxima. Conclui-se que o setor turismo na Bahia possui papel importante para o crescimento do estado mas é necessário incentivar o marketing digital para aumentar o fluxo turístico e consequentemente contribuir para a elevação do número de empregos formais.

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Biografia do Autor

Carla Regina Ferreira Freire Guimarães, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão/Universidade de Lisboa. Professora titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas. E-mail: crffguimaraes@uesc.br

Matheus Araújo Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E-mail: matheus.araujo.3@hotmail.com

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Publicado
2024-09-17
Como Citar
Guimarães, C. R. F. F., & Alves, M. A. (2024). Marketing digital: uma análise dos principais destinos turísticos do estado da Bahia. Ateliê Do Turismo, 8(1), 393 - 415. https://doi.org/10.55028/at.v8i1.19345
Seção
ARTIGOS