Afroturismo como vivência de educação não formal
Resumo
O objetivo geral deste estudo foi investigar como o afroturismo, sob a perspectiva de um turismo pedagógico afrocentrado, pode contribuir para o letramento racial, o conhecimento sobre a história da escravidão e o patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, as seguintes etapas foram realizadas: a) levantamento bibliográfico para compreender a discussão teórico-conceitual sobre afroturismo e turismo pedagógico; b) pesquisa documental nas Revistas Porto Maravilha com vistas a avaliar as narrativas turísticas em disputa na região portuária; c) pesquisa de campo com uso de observação assistemática durante o roteiro pedagógico com estudantes de ensino médio na Pequena África, Rio de Janeiro; d) aplicação de questionários com os estudantes; d) análise de conteúdo categorial-temática. Os resultados indicaram que o contato com o conhecimento ancestral sobre os locais visitados, a luta e a resistência do povo africano e o processo de rememoração contribuíram para a formação de uma visão crítica, afetiva e sensível sobre o sofrimento físico e psicológico das pessoas escravizadas. Diante disso, percebeu-se que o roteiro pedagógico afrocentrado na Pequena África/RJ facilitou o processo de ensino-aprendizagem da história da escravidão e cultura afro-brasileira. O estudo também revelou que essa abordagem tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a implementação da Lei nº 10.639/2003, que determina a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino públicas e privadas.
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