A percepção de qualidade dos participantes da Fenaostra 2023 com o uso do TOURQUAL

  • Tatiane Alves Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Juliana Dóra Busti Peretti de Oliveira Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Nadia Garlet Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC https://orcid.org/
Palavras-chave: tourqual, Fenaostra, Eventos gastronômicos, qualidade de serviços, Florianópolis

Resumo

A concepção dos eventos visa atrair visitantes para o destino turístico, promovendo a divulgação da cidade ao criar uma conexão com a cultura local. Esse enfoque é considerado uma oferta de qualidade e uma experiência enriquecedora para os visitantes no setor de turismo. Durante a 21ª FENAOSTRA, em 2023, foi realizada uma coleta de dados para avaliar os indicadores de qualidade do evento, com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos na festa. A pesquisa, realizada de maneira quantitativa e descritiva no local do evento, ocorreu diariamente ao longo dos seis dias da FENAOSTRA (de 31 de outubro a 5 de novembro de 2023), na praça de alimentação. Foram entrevistados 500 visitantes, que avaliaram os serviços proporcionados durante o evento. O instrumento de coleta de dados adotado foi um questionário elaborado com base no protocolo TOURQUAL. Entre os principais resultados, destaca-se a análise do evento a partir de indicadores como localização e disponibilidade de banheiros, estacionamento e transporte até o evento, conforto, beleza, acústica, temperatura no local, acessibilidade, sinalização, preço dos produtos e a tecnologia disponibilizada durante o evento.

 

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Biografia do Autor

Tatiane Alves, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Tecnóloga em Turismo pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). E-mail: tathy492@gmail.com

Juliana Dóra Busti Peretti de Oliveira, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Tecnóloga em Gestão do Turismo pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). E-mail: julianabperetti@gmail.com

Nadia Garlet, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Mestre em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: ngarlet@yahoo.com.br

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Administração na UFSC e Pós-Doutor em Turismo pela UFPR. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais. Professor Efetivo da área de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing ? GEPEM da UDESC e Líder Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Turismo - GPGTUR-IFSC. Criador do TOURQUAL, o único modelo testado, validado e registrado de avaliação da qualidade de serviços turísticos. Áreas de pesquisa: Qualidade de serviços turísticos; Marketing Turístico; Administração do Turismo.

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Publicado
2024-09-22
Como Citar
Alves, T., Oliveira, J. D. B. P. de, Garlet, N., & Savi Mondo, T. (2024). A percepção de qualidade dos participantes da Fenaostra 2023 com o uso do TOURQUAL. Ateliê Do Turismo, 8(1), 416 - 435. https://doi.org/10.55028/at.v8i1.21018
Seção
ARTIGOS