Turismo como vetor de desenvolvimento das relações internacionais no Mercosul: uma revisão sistemática de literatura

Palavras-chave: Mercosul, identidade, território, turismo, relações internacionais

Resumo

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um dos blocos econômicos mais importantes do mundo e um potencializador da relação entre identidade e território, ao evidenciar bens e elementos culturais transnacionais e ideais de “sul-americanidade” e “mercosulinidade”. O turismo, como atividade internacional complexa e multifacetada, é utilizado como um vetor de integração regional. Ancorado na questão sobre o papel do Mercosul na promoção do turismo no território mercosulino e com o  objetivo de  analisar pesquisas acadêmicas relacionadas ao turismo como precursor do desenvolvimento regional integrado no período entre 1991 e 2023, este estudo consiste em uma revisão sistemática de literatura. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quali-quantitativa, exploratória  e se fundamenta na análise de fontes bibliográficas e na sistematização de dados primários e secundários. Foram analisadas 34 publicações sobre o assunto, que permitiram apreender a descontinuidade das políticas culturais, a falta de levantamentos estatísticos constantes sobre o turismo e seus reflexos negativos na assertividade de políticas públicas e a ausência de sensibilização da população do bloco quanto aos seus aspectos identitários.  Comprovou-se, por meio das pesquisas acadêmicas, que o Mercosul é de extrema importância para o processo de integração turística na América do Sul.

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Biografia do Autor

Caíque da Conceição dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (Proet/UNEB). Assistente administrativo da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint/UNEB). E-mail: caique.santosweb@gmail.com

Natalia Silva Coimbra de Sá, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Bacharelado em Turismo e Hotelaria e do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: nsa@uneb.br

Adriana Melo Santos, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutora em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Curso de Graduação em Gestão de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). E-mail: dricamelo13@gmail.com

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: jportugal@uneb.br

Carmen Lucia Castro Lima, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Bacharelado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: carmen.lima20@gmail.com

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Publicado
2025-04-28
Como Citar
Santos, C. da C. dos, Coimbra de Sá, N. S., Santos, A. M., Portugal, J. F., & Lima, C. L. C. (2025). Turismo como vetor de desenvolvimento das relações internacionais no Mercosul: uma revisão sistemática de literatura. Ateliê Do Turismo, 9(1), 95 - 117. https://doi.org/10.55028/at.v9i1.22368
Seção
ARTIGOS