Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil: uma análise do consumo feminino.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Consumo Feminino, Evento Esportivo, Fórmula 1, Marketing

Resumo

O automobilismo caracterizou-se pela predominância do público masculino ao longo dos anos, principalmente nas categorias de maior visibilidade, como a Fórmula 1. Atualmente, observa-se uma mudança no perfil dos consumidores do esporte, com destaque para o crescimento do interesse do público feminino. Embora seja possível perceber essa alteração dentro dos eventos esportivos, pesquisas acadêmicas sobre o tema ainda são escassas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o comportamento do consumidor feminino, enquanto fã do esporte, no Grande Prêmio da Fórmula 1 do Brasil. O método aplicado foi quantitativo, sendo uma pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados a grupo exclusivos de mulheres fãs do esporte, com a amostra final no total de 113 respondentes. A pesquisa permitiu traçar o perfil do público feminino, identificar os fatores que influenciam a compra, compreender as motivações para a adesão ao esporte e a percepção das estratégias de  marketing do evento. Pela perspectiva do comportamento do consumidor, os resultados desta pesquisa ressaltam a importância dos fatores sociais (família, status, redes sociais) como motivador para a adesão ao evento e ao esporte. Quanto à decisão de compra, o preço foi um dos fatores mais importantes, somado à estrutura, segurança e divulgação do evento. Um aspecto que cabe destacar foi o tempo de adesão ao esporte, em que 41% acompanham o Grande Prêmio de Fórmula 1 há 6 anos ou mais. Esse fato evidencia a fidelidade do cliente e demonstra não se tratar de um consumo esporádico. Ainda, a frequência de acompanhamento, em que 95% indicaram acompanhar diariamente e semanalmente a Fórmula 1 e a recomendação  do evento para outras  mulheres, são achados importantes que contribuem  para novas pesquisas sobre o tema e podem ser explorados pelas marcas patrocinadoras, gestores públicos e organizações envolvidas no evento. Logo, o público feminino pode ser um forte elemente de divulgação da Fórmula 1 do Brasil, com potencial de serem consideradas embaixadoras do evento.

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Biografia do Autor

Caroline Aguiar Ciriaco Silva , Universidade de São Paulo (EACH USP)

Bacharel em Lazer e Turismo pela Universidade de São Paulo (EACH-USP). E-mail: carolineaguiar@usp.br

Leticia Ferreira Hyppolito, Universidade de São Paulo (EACH USP)

Bacharel em Lazer e Turismo pela Universidade de São Paulo (EACH USP). E-mail: leticia.f.hyppolito@usp.br

Giovana Bueno, Universidade de São Paulo (EACH USP)

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente do curso de graduação em Lazer e Turismo e da Pós Graduação em Turismo na Universidade de São Paulo, EACH-USP. E-mail: giovanabueno@usp.br

Ari da Silva Fonseca Filho, Universidade Federal Fluminense

Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP), Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor dos cursos de Turismo Tecnólogo em Hotelaria e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (PPGTUR UFF). E-mail: arifonsenca@id.uff.br

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Publicado
2025-10-10
Como Citar
Silva , C. A. C., Hyppolito, L. F., Bueno, G., & Fonseca Filho, A. da S. (2025). Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil: uma análise do consumo feminino. Ateliê Do Turismo, 9(1), 309 - 330. https://doi.org/10.55028/at.v9i1.23500
Seção
ARTIGOS