Da música à comunidade: The Town e os impactos da participação social cidadã e corporativa na favela do Haiti.

  • Karen Daniele Lira de França Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-8586-6297
  • Francisco Fransualdo de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Talita Poliana Guedes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-0993-9941
Palavras-chave: Festival, Responsabilidade social, Comunidade

Resumo

O The Town adota a sustentabilidade como estratégia e alinha-se aos ODS, buscando um impacto social positivo.  O evento apoia o projeto Favela 3D na Favela do Haiti, que adota uma abordagem sistêmica focada em Desenvolvimento Social, Geração de Renda, Urbanismo e Moradia, visando romper o ciclo de pobreza e impactando cerca de 290 famílias, com a participação dos moradores assegurada pelo Programa de Participação Social. Nessa esfera, essa pesquisa investiga a participação social cidadã dos residentes da Favela do Haiti e a participação social corporativa das empresas patrocinadoras do festival no projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida). Em parceria com a ONG Gerando Falcões, Instituto Vozes da Periferia, Volkswagen, Gerdau, prefeitura e governo do estado de São Paulo. O estudo, de natureza qualitativa, baseou-se em pesquisa documental e análise de entrevistas disponíveis em redes sociais com atores-chave, incluindo um representante do Instituto Vozes das Periferias, líderes comunitários, residentes e o Diretor de Sustentabilidade da Volkswagem. As entrevistas revelam que o projeto está transformando a realidade local, oferecendo dignidade e acesso a oportunidades. Os líderes comunitários demonstraram ser cruciais para o engajamento dos residentes, e residentes relataram melhorias visíveis na infraestrutura, como a reforma da praça e o surgimento de iniciativas como a horta comunitária, que gerou empregos. O envolvimento da Volkswagen exemplifica o compromisso com a Responsabilidade Social Corporativa, que se manifesta para além da doação financeira, engajando funcionários em atividades comunitárias e oferecendo capacitação para jovens. Contudo, o artigo levanta reflexões críticas, questionando se as ações são genuinamente participativas e horizontais ou se há uma prevalência dos interesses corporativos sobre os comunitários. O projeto demonstra o potencial da colaboração entre o setor privado e a sociedade civil para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, como contribuição verifica-se a necessidade de avaliar a autenticidade e o impacto real das iniciativas de RSC e a complexa dinâmica da prevalência de interesses corporativos.

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Biografia do Autor

Karen Daniele Lira de França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). E-mail: karenfranca@gmail.com

Francisco Fransualdo de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN). E-mail: ffazevedo@gmail.com

Talita Poliana Guedes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: talitapoliana@gmail.com

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Publicado
2025-11-13
Como Citar
França, K. D. L. de, Azevedo, F. F. de, & Silva, T. P. G. da. (2025). Da música à comunidade: The Town e os impactos da participação social cidadã e corporativa na favela do Haiti. Ateliê Do Turismo, 9(1), 331 - 353. https://doi.org/10.55028/at.v9i1.23716
Seção
ARTIGOS