Fenomenologia do turismo: uma abordagem integrada
Resumo
A fenomenologia, com seu foco na experiência vivida, oferece uma lente única para analisar o turismo. Este estudo busca conectar as diversas dimensões dessa experiência, que transcende a simples visita a um local. O turismo envolve uma complexa interação entre tempo (antecipação, presente e memória); espaço (a relação com os lugares); corpo (sensações e movimento); relações sociais (encontros com outros e com a cultura local) e emoções, que impulsionam a busca por significado. Sob a perspectiva fenomenológica, uma abordagem integrada do turismo busca compreender como esses elementos se entrelaçam, moldando a experiência turística em sua totalidade. Isso implica analisar a intencionalidade do turista e como essa vivência impacta sua compreensão de si e do mundo. Esse enfoque proporciona uma visão mais rica e profunda do comportamento do turista e oferece insights relevantes para o planejamento, gestão e desenvolvimento de produtos turísticos, alinhando a oferta às expectativas e às experiências transformadoras do viajante.
Downloads
Referências
Bachelard, G. (2008). A poética do espaço. Martins Fontes.
Bauman, Z. (2021). Modernidade líquida. Zahar.
Berleant, A. (2010). The aesthetics of engagement. Temple University Press.
Böhme, G. (1993). Atmosphere as the fundamental concept of a new aesthetics. Thesis Eleven, 36(1), 113–126. https://doi.org/10.1177/072551369303600107
Buber, M. (1974). Eu e tu. Centauro.
Deleuze, G., & Guattari, F. (2011). O Anti-Édipo. Editora 34.
Deleuze, G., & Guattari, F. (2020). Mil platôs. Editora 34.
Dufrenne, M. (2011). Phénoménologie de l'expérience esthétique. Presses Universitaires de France.
Foucault, M. (2014). Vigiar e punir. Vozes.
Gadamer, H.-G. (2015). Verdade e método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Vozes.
Heidegger, M. (2012). Ser e tempo. Editora da Unicamp; Vozes.
Henry, M. (2012). Filosofia e fenomenologia do corpo. É Realizações.
Henry, M. (2015). La esencia de la manifestación. Ediciones Sígueme.
Horta, J. G. Á., Silva, A. C. L. da, Figueiredo, S. M. de, Vieira Filho, S. A., Boava, D. L. T., Macedo, F. M. F., Cordeiro, P. H. de M., & Oliveira, D. C. (2025). Critical moments: Exploring temporality and human connection in intensive care. Brazilian Journal of Health Review, 8(3), e80614. https://doi.org/10.34119/bjhrv8n3-297
Husserl, E. (1994). Lições para uma fenomenologia da consciência interna do tempo. Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
Husserl, E. (2022). Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Ideias & Letras.
Ingold, T. (2011). The perception of the environment: Essays on livelihood, dwelling and skill. Routledge.
Levinas, E. (2008). Totalidade e infinito. Edições 70.
MacCannell, D. (2013). The tourist: A new theory of the leisure class. University of California Press.
Merleau-Ponty, M. (2018). Fenomenologia da percepção. Martins Fontes.
Sartre, J.-P. (2015). O ser e o nada: Ensaio de ontologia fenomenológica. Vozes.
Scheler, M. (2005). Esencia y formas de la simpatía. Ediciones Sígueme.
Schütz, A. (2018). A construção significativa do mundo social: Uma introdução à sociologia compreensiva. Vozes.
Stiegler, B. (2018). La technique et le temps: 1. La faute d’Épiméthée. 2. La désorientation. 3. Le temps du cinéma et la question du mal-être. Fayard.
Tuan, Y. F. (1990). Topophilia: A study of environmental perception, attitudes, and values. Prentice-Hall.
Urry, J. (2002). The tourist gaze. Sage.
Waldenfels, B. (2011). Phenomenology of the alien: Basic concepts. Northwestern University Press.
Wang, N. (1999). Rethinking authenticity in tourism experience. Annals of Tourism Research, 26(2), 349–370. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(98)00103-0
Copyright (c) 2025 Diego Luiz Teixeira Boava, Fernanda Maria Felicio Macedo, Raoni de Oliviera Inácio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores/investigadores que publicam na Ateliê do Turismo concordam com os seguintes termos:
1 - Direitos autorais.
Os autores/investigadores mantêm seus direitos autorais, embora concedam à Ateliê do Turismo, os direitos de exploração não exclusiva (reprodução, distribuição e publicidade). Concedem à Ateliê do Turismo o direito de primeira publicação de seu trabalho/pesquisa, que estará simultaneamente sujeito à licença indicada no ponto 2. Os autores podem estabelecer outros acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na Ateliê do Turismo, desde que haja um reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
2 - Licença.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

