As rodas de samba do club do compositor como lugares de vivência da hospitalidade no Distrito Federal brasileiro
Resumen
O debate neste artigo se efetiva a partir de referências teóricas sobre os conceitos de hospitalidade e lugar, pelo ângulo do Turismo e da Geografia. Entende-se hospitalidade a partir do ponto de vista da dimensão sociocultural e espacial, centrada no sujeito e suas relações complexas com o lugar das rodas de samba. Nesta pesquisa, o lugar é como um espaço banal e de um acontecer solidário. Como objetivo geral, os pesquisadores buscaram verificar evidências que contribuem para reconhecer as rodas de samba do coletivo Club do Compositor, no território do Distrito Federal brasileiro, como lugares de vivência da hospitalidade. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de nível exploratório, foi possível estabelecer um delineamento pautado nos dados coletados a partir do empírico – estudo de campo – para confrontar a visão teórica – pesquisa bibliográfica – sobre hospitalidade e lugares de vivência da hospitalidade, no âmbito do fato rodas de samba do Club do Compositor. A partir de entrevista realizada com os sambistas e compositores e observação sistêmica das rodas de samba construiu-se um histórico de como surgiu o coletivo de samba Club do Compositor; identificar as etapas de planejamento para a efetivação das rodas de samba; além de mapear os lugares onde essas rodas se efetivam nas Regiões Administrativas do Distrito Federal. O trabalho também sinaliza que os lugares onde essas rodas de samba se efetivam, se fazem como lugares de vivência da hospitalidade por estar centrados no lazer, a partir do samba e da socialização dos sujeitos, de forma gratuita e espontânea
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Citas
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