O uso de períodos nas pesquisas em História da educação matemática: algumas reflexões a partir do Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina (RCD-UFSC)
Resumo
A presente oficina surge através de um artigo publicado na Revista de História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)[1], com a finalidade de apresentar e problematizar alguns usos de periódicos disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O questionamento que orientou a presente escrita foi: Qual a importância dos periódicos pedagógicos nos estudos de História da educação matemática?
Dessa forma, no respectivo espaço-tempo que nos encontramos inserido, emergido pela pandemia, especificamente, pelo COVID-19, muitos centros de memórias, acervos, entre outros espaços que disponibilizam essa materialidade histórica, encontram-se fechados, assim, surge como estratégia a utilização de repositórios digitais.
Nesta esteira, propomo-nos apresentar o Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esse espaço “virtual, aberto e institucionalizado, especificamente para armazenar fontes diversas, ensaios e pesquisas voltadas para a História da Educação Matemática” (COSTA; VALENTE, 2015, p. 101), contando-se com o apoio de membro do GHEMAT-SC, para a funcionalização e atualização de partes do conteúdo.
De acordo com Viana, Márdero Arellano e Shintaku (2005) o repositório é "uma forma de armazenamento de objetos digitais que tem a capacidade de manter e gerenciar material por longos períodos de tempo e prover o acesso apropriado" (VIANA; MÁDERO; ARELLANO; SHINTAKU, 2005 p. 3).
Portanto, o RCD apresenta-se fecundo e fértil, permitindo-se compartilhamento de documentos encontrados em diversas localidades, que envolvem pesquisadores de diferentes estados brasileiros. Registra-se que, o RCD-UFSC é um ambiente virtual aberto e de fácil acesso, podendo-se ser utilizado por diversos pesquisadores, estudiosos, e afins das temáticas que se encontram emergidas na formação de professores (inicial e continuada), numa perspectiva histórica.
Pontua-se que, os projetos do GHEMAT privilegiam o acesso ao RCD, tanto com novas inserções a cada pesquisa realizada, além da visualização ao que se encontra disponível, com intuito de apresentar-se como terreno fértil e, provocar a realização de novas pesquisas no campo da Hem.
Nesta oficina, privilegia algumas pesquisas de cunho histórico, que possuem como fonte privilegiadas periódicos que encontram-se inseridos no RCD-UFSC, com a finalidade de evidenciar a relevância dessas fontes nas pesquisas em História da educação matemática, no Brasil
[1] Acessar: DOMINGUES, Jonathan Machado; GREGÓRIO, Janine Marques da Costa. A presença de periódicos pedagógicos nas pesquisas de História da educação matemática. Revista de História da UESPI. Ano VIII, Vol. XII, Nº I, p. 240-255. 2021.