O desenvolvimento do Pensamento Estatístico em um livro didático dos anos iniciais do Ensino Fundamental

  • José Edilson Bispo Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Jaíne Fernandes da Cruz Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Marta Élid Amorim Universidade Federal de Sergipe
  • Lya Raquel Oliveira dos Santos Universidade Federal do Piauí

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar se as abordagens propostas em um livro didático da Matemática do quinto ano, aprovado no PNLD e adotado por uma escola municipal de Itabaiana/SE, podem favorecer o desenvolvimento do pensamento estatístico dos estudantes. Com vistas a alcançar esse objetivo, estruturamos a pesquisa para responder a seguinte questão norteadora: O Livro Didático dispõe de propostas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento estatístico dos estudantes? Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, baseado em investigação bibliográfica. Os dados foram categorizados e analisados à luz do que propõe Wild e Pfannkuch, considerando os tipos de pensamento: reconhecimento da necessidade de ter dados; transnumeração; variação; conjunto distinto de modelos; e conhecimento do contexto, conhecimento estatístico e síntese entre eles. Como resultado da análise, constatou-se que, as atividades propostas no livro trabalham com a transnumeração, conjunto distinto de modelos e conhecimento do contexto, conhecimento estatístico e síntese entre eles, deixando de contemplar os outros dois fundamentos do Pensamento Estatístico.  

Publicado
2022-03-31