Canções Matemáticas: contribuições para ensinar e aprender
Resumo
A oficina proposta tem como objetivo discutir as canções matemáticas. Isso, considerando a especificidade do formato canção, estudos sobre a presença de canções na educação matemática e a definição de canções matemáticas. O interesse deriva da prática com essa estratégia, do seu estudo, e por notar uma indevida reflexão acerca de suas características e de seus elementos pedagógicos, o que envolve diretamente o sucesso do processo educativo. Para auxiliar na compreensão da temática abordada, o referencial teórico é baseado, principalmente, nas contribuições de Tatit (2008), que define a canção como o entrelace entre melodia e letra, de Duval (2013), para quem há que se transitar entre ao menos dois tipos de registros de representação semiótica para que ocorra a apreensão do objeto matemático, e de Caldas (2016), que apresenta o que futuros profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem sobre a presença de canções na educação matemática. Relacionando essas ideias apresentadas, serão exibidas e executadas canções usadas no processo de ensino e aprendizagem de matemática, mediante vídeos, áudios e instrumentos musicais, proporcionando discussões necessárias para o alcance do objetivo traçado.