Relato de Experiência: Um Estudo da Introdução do Conceito de Limite em alguns Livros Didáticos
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre um estudo em andamento realizado por uma acadêmica do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Que tem por objetivo identificar e analisar as definições de limite de função em um ponto apresentadas em alguns livros didáticos. A investigação está sendo desenvolvida por algumas inquietações que surgiram na minha experiência como acadêmica da primeira disciplina do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), geralmente denominada por Cálculo I, em que tive bastante dificuldade em compreender essas definições de limite de uma função. Além disso, percebi que este é um problema comum entre os estudantes dessa disciplina. De fato, algumas pesquisas apontam que os alunos têm muita dificuldade em compreender essas definições e que também, não conseguem relacionar a definição formal com o que é apresentado na definição intuitiva. (AUTOR, ANO; CORNU, 1983 apud AUTOR, ANO; ZUCHI, 2005). Diante disso, em nosso estudo buscamos identificar e analisar as situações utilizadas para a apresentação dessas definições em alguns livros didáticos, por meio dos estudos de Vergnaud (2009). Para esse autor, uma situação envolve, além do conceito, objeto de ensino, um conjunto de outros conceitos de modo imbricado. Desse modo, para o aluno aprender as definições de limite de função em um ponto, é necessário lidar com uma variedade de situações e de conceitos, que é o que Vergnaud denomina de campos conceituais. O estudo dos conceitos envolvidos nas situações, escolhidas para apresentar essas definições, sempre em função das representações utilizadas, permitirá conduzir as análises dos dados produzidos durante nossa pesquisa nos livros didáticos.