LITERATURA E ESTUDOS LITERÁRIOS NA MATRIZ CURRICULAR DO PROFLETRAS

  • Rauer Ribeiro RODRIGUES UFMS/CPAN
  • Alcione Maria dos SANTOS UFMS/CPAN

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir a matriz curricular do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no que diz respeito ao ensino de literatura. Analisamos as ementas das linhas de pesquisa e as ementas e bibliografias das disciplinas. Percebemos, na proposta do Profletras, uma relativa ausência da literatura, do processo ensino-aprendizagem de literatura e de disciplinas teóricas relativas ao texto literário. Podemos assim problematizar nosso estudo: 1) Qual a centralidade do ensino de literatura na proposta curricular do Profletras? 2) Qual a epistemologia que orienta a formulação teórica do Profletras no que diz respeito à literatura no âmbito escolar? Questionamos o modelo existente, pois consideramos o trabalho escolar com o texto literário imprescindível como instrumento formador, da educação infantil ao ensino universitário, inclusive o da pós-graduação. Entendemos que um dos principais problemas do ensino, nos últimos tempos, e uma das razões centrais do fracasso da escola brasileira de nossos dias, decorre da valorização do ensino de gêneros textuais em detrimento da leitura da literatura.

Author Biographies

Rauer Ribeiro RODRIGUES, UFMS/CPAN
Doutor em Estudos Literários (UNESP) e Professor de Literatura Brasileira no Câmpus do Pantanal da UFMS; atua no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS de Três Lagoas e no Mestrado em Estudos de Linguagens, da UFMS de Campo Grande; é líder do GPLV – Grupo de Pesquisa Luiz Vilela.
Alcione Maria dos SANTOS, UFMS/CPAN
Doutora em Estudos Literários (UNESP) e Professora de Literatura Brasileira e de Fundamentos do Ensino de Literatura no Câmpus do Pantanal da UFMS; atua no Mestrado em Educação do CPAN / UFMS; é a atual coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Práticas Docentes - LAFORPRAT.

References

CANDIDO, A. Iniciação à Literatura Brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). 2012. Disponível em: <http://cptl.ufms.br/manager/titan.php?target=openFile&fileId=464>. Acesso em: 16 abr. 2015.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). 19 abr. 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/profletras>. Acesso em: 16 abr. 2015.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

REIS, C. O conhecimento da Literatura: Introdução aos Estudos literários. 2. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2013.

RODRIGUES, R. R. Faces do conto de Luiz Vilela. 2006. 547 f. Tese (Doutorado em Estudos literários) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Araraquara, 2006. 2 v. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bar/33004030016P0/2006/rodrigues_rr_dr_arafcl.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2015.

SANTOS, A. M. dos. O letramento literário e a prática docente. Guavira Letras, Três Lagoas, MS, n. 20, jan./jun. 2015.

SOUZA, R. A. de. Iniciação aos Estudos literários Objetos, Disciplinas, Instrumentos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Published
2015-08-18