LITERATURA E ESTUDOS LITERÁRIOS NA MATRIZ CURRICULAR DO PROFLETRAS
Abstract
O objetivo deste artigo é discutir a matriz curricular do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no que diz respeito ao ensino de literatura. Analisamos as ementas das linhas de pesquisa e as ementas e bibliografias das disciplinas. Percebemos, na proposta do Profletras, uma relativa ausência da literatura, do processo ensino-aprendizagem de literatura e de disciplinas teóricas relativas ao texto literário. Podemos assim problematizar nosso estudo: 1) Qual a centralidade do ensino de literatura na proposta curricular do Profletras? 2) Qual a epistemologia que orienta a formulação teórica do Profletras no que diz respeito à literatura no âmbito escolar? Questionamos o modelo existente, pois consideramos o trabalho escolar com o texto literário imprescindível como instrumento formador, da educação infantil ao ensino universitário, inclusive o da pós-graduação. Entendemos que um dos principais problemas do ensino, nos últimos tempos, e uma das razões centrais do fracasso da escola brasileira de nossos dias, decorre da valorização do ensino de gêneros textuais em detrimento da leitura da literatura.
References
CANDIDO, A. Iniciação à Literatura Brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). 2012. Disponível em: <http://cptl.ufms.br/manager/titan.php?target=openFile&fileId=464>. Acesso em: 16 abr. 2015.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). 19 abr. 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/profletras>. Acesso em: 16 abr. 2015.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
REIS, C. O conhecimento da Literatura: Introdução aos Estudos literários. 2. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2013.
RODRIGUES, R. R. Faces do conto de Luiz Vilela. 2006. 547 f. Tese (Doutorado em Estudos literários) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Araraquara, 2006. 2 v. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bar/33004030016P0/2006/rodrigues_rr_dr_arafcl.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2015.
SANTOS, A. M. dos. O letramento literário e a prática docente. Guavira Letras, Três Lagoas, MS, n. 20, jan./jun. 2015.
SOUZA, R. A. de. Iniciação aos Estudos literários Objetos, Disciplinas, Instrumentos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte, mas vedada a comercialização de qualquer parte do texto;