LITERATURA E ESTUDOS LITERÁRIOS NA MATRIZ CURRICULAR DO PROFLETRAS

  • Rauer Ribeiro RODRIGUES UFMS/CPAN
  • Alcione Maria dos SANTOS UFMS/CPAN

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir a matriz curricular do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no que diz respeito ao ensino de literatura. Analisamos as ementas das linhas de pesquisa e as ementas e bibliografias das disciplinas. Percebemos, na proposta do Profletras, uma relativa ausência da literatura, do processo ensino-aprendizagem de literatura e de disciplinas teóricas relativas ao texto literário. Podemos assim problematizar nosso estudo: 1) Qual a centralidade do ensino de literatura na proposta curricular do Profletras? 2) Qual a epistemologia que orienta a formulação teórica do Profletras no que diz respeito à literatura no âmbito escolar? Questionamos o modelo existente, pois consideramos o trabalho escolar com o texto literário imprescindível como instrumento formador, da educação infantil ao ensino universitário, inclusive o da pós-graduação. Entendemos que um dos principais problemas do ensino, nos últimos tempos, e uma das razões centrais do fracasso da escola brasileira de nossos dias, decorre da valorização do ensino de gêneros textuais em detrimento da leitura da literatura.

Biografía del autor/a

Rauer Ribeiro RODRIGUES, UFMS/CPAN
Doutor em Estudos Literários (UNESP) e Professor de Literatura Brasileira no Câmpus do Pantanal da UFMS; atua no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS de Três Lagoas e no Mestrado em Estudos de Linguagens, da UFMS de Campo Grande; é líder do GPLV – Grupo de Pesquisa Luiz Vilela.
Alcione Maria dos SANTOS, UFMS/CPAN
Doutora em Estudos Literários (UNESP) e Professora de Literatura Brasileira e de Fundamentos do Ensino de Literatura no Câmpus do Pantanal da UFMS; atua no Mestrado em Educação do CPAN / UFMS; é a atual coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Práticas Docentes - LAFORPRAT.

Citas

CANDIDO, A. Iniciação à Literatura Brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). 2012. Disponível em: <http://cptl.ufms.br/manager/titan.php?target=openFile&fileId=464>. Acesso em: 16 abr. 2015.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). 19 abr. 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/profletras>. Acesso em: 16 abr. 2015.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

REIS, C. O conhecimento da Literatura: Introdução aos Estudos literários. 2. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2013.

RODRIGUES, R. R. Faces do conto de Luiz Vilela. 2006. 547 f. Tese (Doutorado em Estudos literários) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Araraquara, 2006. 2 v. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bar/33004030016P0/2006/rodrigues_rr_dr_arafcl.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2015.

SANTOS, A. M. dos. O letramento literário e a prática docente. Guavira Letras, Três Lagoas, MS, n. 20, jan./jun. 2015.

SOUZA, R. A. de. Iniciação aos Estudos literários Objetos, Disciplinas, Instrumentos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Publicado
2015-08-18