O teatro como linguagem no ensino de história: Relato de experiência
Resumo
O TEATRO COMO LINGUAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA:
Relato de experiência
Maria Helena Gondim Almeida¹
Resumo: O que justifica esta proposta de pesquisa em desenvolvimento, no Programa de Mestrado Profissional em História da UFG-RC, é pensar o teatro como possibilidade para trabalhar temáticas históricas propostas nos currículos escolares com abordagem dos temas de forma interessante, produtiva e prazerosa. O objetivo é explorar a capacidade criativa dos alunos e professores, que podem partir de uma perspectiva interdisciplinar, para produção do conhecimento no ensino de história.
Palavras-chave: Ensino de história; teatro; representações; práticas
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz. O Tecelão dos Tempos: o historiador como artesão das temporalidades. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 4, Nº19, Rio, 2009 [ISSN 1981-3384], p.1-5.
ALMEIDA, M. H. G: LACERDA, G. C.: MONTES, S. R.: Teatro na Escola: Uma experiência Interdisciplinar. Cadernos de História. Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História LEAH do Instituto de História-CDHIS/UFU, Uberlândia MG, Nº 10 Volume 1- Mar.01/ mar. 02, p. 51-65.
ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro Pós Dramático na Escola: Inventando Espaços: Estudos sobre as condições do ensino do teatro em sala de aula. SP: Unesp. (2011)
ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2003.
ARAÚJO, Paulo. O teatro ensina a viver: A turma perde a timidez, amplia os horizontes culturais e trabalha bem em grupo quando a arte cênica faz parte do currículo. Disponível em: ]]<http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/teatro-ensina-viver-424918.shtml>. Acesso em: 28 set. 2015.
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: Conteúdos e Conceitos Básicos. In: KARNAL, Leandro, (Organizador) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2016.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. Ed. Cortez. São Paulo, (2011).
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Ldben. Brasília, DF, p. 1-2.
D’ASSUNÇÃO, José Barros. Representações e práticas sociais: rediscutindo o diálogo das duas noções no âmbito da História Cultural Francesa. In: SANTOS, Regma Maria dos. BORGES, Valdeci Rezende (organizadores) Imaginário e representações: entre fios, meados e alinhavos. Uberlândia, MG: Asppectus, 2011.
DOMINGUEZ, José Antônio. Teatro e Educação: uma pesquisa. Rio de Janeiro, Serviço Nacional de Teatro, 1978.
FROTA, Teresa. A Lei e o Rei. In: Coleção Teatro Brasileiro. V. 2. Belo Horizonte, Editora Handam, 1998.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Pratica de Ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizado. Campinas São Paulo, Papiros, 2003.
GUIMARÃES, S. Ensinar História no século XXI: Em busca do tempo perdido. Campinas, SP: Papirus.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo. Perspectiva, 1990.
KOUDELA, I. D. Percursos da arte na educação. Disponível em: ]] https://www.youtube.com/watch?v=9TigyEiS0eg Acesso em: 26/01/2016.