Direitos humanos e livro didático: analisando imagens de livros de história

  • Fabrícia Vieira de Araújo Doutorando em História Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Leandro Garcia Pinho Professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais (PPGPS) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-RJ)

Resumo

O presente artigo faz uma breve análise acerca dos Direitos Humanos e sua relação com algumas imagens expostas ao longo de uma coleção de livros didáticos de História, destinada aos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Num primeiro momento, discorre-se sobre a própria trajetória dos Direitos Humanos enquanto política de Estado no Brasil para, mais especificamente, abordar acerca do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as próprias Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DNEDH) editadas a partir deste Plano. Num segundo momento, a partir da percepção de que o PNEDH preconiza que a discussão acerca dos Direitos Humanos deva estar presentes no âmbito dos sistemas educacionais brasileiros, parte-se para uma tentativa de reflexão de como essa temática vem sendo tratada nos livros didáticos de História. Para tal, seleciona-se aqui a coleção de livros didáticos dessa disciplina que foi a mais distribuída às instituições escolares públicas do Brasil, para o componente curricular História, através do Programa Nacional do Livro Didático em sua edição de 2014. Percebe-se, por fim, as particularidades da abordagem dos Direitos Humanos no âmbito dos conteúdos de História junto ao livro didático, evidenciando seus limites e possibilidades no currículo escolar do Ensino Fundamental.
Publicado
2017-03-15
Seção
Dossiê Ensino de História e o Ofício do historiador