PROTESTANTISMO, IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA El congreso sobre a obra Cristiana em sud-américa. Montevidéu, 1925.

  • João Marcos Leitão Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Resumo

Na distribuição deste artigo propusemos caracterizar a América Latina nos inícios do século XX, e a presença protestante no continente, situando os antecedentes do Evento que investigamos, e finalmente, usando as fontes com as principais conferências e conclusões do Congresso, indicar o projeto protestante missionário para a América Latina, usando com instrumento privilegiado a educação.

Biografia do Autor

João Marcos Leitão Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
Doutor em História Social/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFCG. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da religião da UFPB. Membro da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina/CEHILA-Brasil.

Referências

El Congreso sobre obra cristiana en Sud América. Montevidéu: CCLA, 1925.

La Nueva Democracia, setembro de 1920

El abogado cristiano ilustrado. México: maio de 1877.

AMESTOY, N. Rubén. (1994) La segunda época em las mentalidades missioneras. História general de la iglesia em América Latina. Henrique Dussel. Salamanca: Sigueme | CEHILA, t.IV

______. (1994b) Las mentalidades protestantes. História general de la iglesia em América Latina. Henrique Dussel. Salamanca: Sigueme | CEHILA,. t. IX

AZEVEDO, Israel Belo de. (1980). As cruzadas inacabadas. Introdução à história da Igreja na América Latina. Rio de Janeiro: Gêmeos.

BASTIAN, Jean-Pierre. (1990). História del protestantismo en América Latina. México: CUPSA.

BONINO, Miguez. (1967). Las perspectivas del cristianismo em América Latina. Separata CARDERNOS DE EMBALSE: 2.2, 1-12.

BOURDIEU, Pierre. (2007). A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Edusp/Porto Alegre: Zouk.

BRAGA, Erasmo. (1917) Pan-americanismo: aspecto religioso. Uma relacion y interpretacion del Congresso de Acion Cristiana em la América Latina celebrado em la ciudad de Panamá 10 al 19 de febrero de 1916. New York: CCLA.

BROWN, Hubert. Latin América. (1909). New York: Young People’s Missionary Moviment.

BROWNING, Webster E. (int). (1926) El Congreso sobre obra Cristiana em Sud América. Montevidéu: CCLA.

CARVALHO, Adalberto Dias de. (1996). Epistemologia das Ciências da Educação. Porto: Afrontamento.

COSTAS, Orlando E. et. all. (1980). OAXTEPEC 1978. Balaço do movimento de unidade cristã no protestantismo latino-americano entre 1910 e 1978, incluindo os documentos da Assembléia de Igrejas Cristã Oaxtepec 1978. San Jose: CLAI.

COUTROT, A. (1996). Religião e Política. Em Por Uma História Política. Em René Remond. (Org.). Por uma História Política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. .

CRABETRE, A. R. (1936). História dos batistas no Brasil. Rio de Janeiro: CPB.

CURY, Carlos R. Jamil. (1988). Ideologia e Educação Brasileira: católicos e liberais. São Paulo: Autores Associados | Cortez.

DENTON, Charles F. (1974). La mentalidade protestante: um enfoque sociológico. Em Fé cristiana y latinoamérica hoy. PADILLA, Renè C. Buenos Aires: Certeza.

______. (1995). Haya de la Torre y los protestantes liberais. Lima: Nuevo Rumbo, 1995.

______. (1996). Protestantismo y movimientos sociales em América Latina. El paradigma de los años 20. Perspectivas. Em Protestantismo y política em América Latina y el Caribe. Entre la sociedad y el estado. Thomas J. Gutierrez Sanches (Comp.) Lima: CEHILA.

GOSLIN, Thomas S. (1956). Los evangélicos em la América Latina. México: Casa Unida de Publicaciones.

GRAMSCI, Antônio. (1985). Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

GUTIERREZ SANCHES, Thomas J. (Comp.) (1996). Protestantismo y política em América Latina y el caribe. Entre la sociedad civil y el Estado. Lima: CEHILA, 1996.

IANNI, Octácio. A ideia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense, 1992

JULIA, Dominique. (1995). História religiosa. Em História: novas abordagens. LE GOFF, Jacques (org.). Rio de Janeiro: F. Alves.

KESSLER, Juan & NELSON, Wilton M. Panamá 1916 e su impacto sobre el protestantismo latinoamericano. (1980). Em OAXTEPEC 1978. Balaço do movimento de unidade cristã no protestantismo latino-americano entre 1910 e 1978, incluindo os documentos da Assembléia de Igrejas Cristã Oaxtepec 1978. Orlando E. Costas, et all. San Jose: CLAI, 1980.

LARA-BRAUD, Jorge & WONDERLY, William. (1962). Los evangélicos somos así. México: Casa Unida de Publicaciones.

MACKAY, John. (1932). The other Spanish Christ, New York: CCLA.

MARIATEGUI, José Carlos. (1975). Siete ensayos de interpretacion de la realidad peruana. Havana: Casa das Américas.

MENDONÇA, Antonio G. (1983). O Celeste Porvir. A inserção do Protestantismo no Brasil. São Paulo: Paulinas.

MEYER, Jean. (1986) Metodologia para uma História da Igreja na América Latina. In: CEHILA. Para uma História da Igreja na América Latina. Marcos teóricos (O debate metodológico). Petrópolis: Vozes. MONDRAGÓN, Carlos. (1996) Protestantismo e panamericanismo em América Latina. Em Protestantismo y política em América Latina y el Caribe. Entre la sociedad y el estado. Thomas J. Gutierrez Sanches. (Compilador) Lima: CEHILA

MONROE, Paul. (1974). História da Educação. São Paulo: Nacional.

MORENO, Pablo. (1996). Protestantismo y política em Gran Colombia (1886-1930). Em Protestantismo y política em América Latina y el Caribe. Entre la sociedad y el estado. Thomas J. Gutierrez Sanches. (Compilador) Lima: CEHILA.

MOTT, John. (1995) The Foreing Mission Convention at Washington. New York: Fleming Revell Co.

NELSON, Wilton M. (1976). Bosquejo y bibliografia para uma história del protestantismo em América Latina. In CEHILA. Para uma História de la evangelización em América Latina. III Encontro Latinoamericano de CEHILA em Santo Domingo. Barcelona: Hogar del libro,

NELSON, Wilton M. (1980). Em busca de um protestantismo latino americano. De Montevideo 1925 a Havana 1929. In COSTAS, Orlando E. et alli. OAXTEPEC 1978. Balaço do movimento de unidade cristã no protestantismo latino-americano entre 1910 e 1978, incluindo os documentos da Assembléia de Igrejas Cristã Oaxtepec 1978. San Jose: CLAI.

ODELL, Luis E. (1967). América hoy. Montevidéu: ISAL.

PADILLA, Catalina Santos. (1996). Iglesia y Estado em Equador. El mercado de ofertas de ciudadanía (1900-1930). Em Protestantismo y política em América Latina y el Caribe. Entre la sociedad y el estado. Thomas J. Gutierrez Sanches. (Compilador) Lima: CEHILA.

PORTELI, Huges. (1981). Gramsci e a Religião. Paulinas, São Paulo.

RODRÍGUEZ, Javier A. (1996) Em Protestantismo y política em América Latina y el Caribe. Entre la sociedad y el estado. Thomas J. Gutierrez Sanches. (Compilador) Lima: CEHILA.

RUIZ Adolfo & COOK Guilhermo. (1986). Estudo sociológico da ideologia numa perspectiva cristã. Em Comunicação na América Latina. Jaci Maraschin. (Ed.) São Paulo: Liberdade | Ciências da Religião.

Sinclair, John.(1994). El movimiento protestante en Colombia y Venezuela en perspectiva. Em História general de la iglesia em América Latina. Henrique Dussel. Salamanca: Sigueme | CEHILA, t. VII.

SPEER, Robert. (1909). Missions in South América. New York: FCD.

TAPIA, Marcelo. (1996). Protestantismo y política em Bolívia. Entre la sociedad civil y el Estado. Em Protestantismo y política em América Latina y el Caribe. Entre la sociedad y el estado. Thomas J. Gutierrez Sanches. (Compilador) Lima: CEHILA.

TORRES, João Camilo de Oliveira. (1968). Natureza e fins da sociedade política. Petrópolis: Vozes.

VILLAPANDO, Waldo L. (1970). Las iglesias dei transplante: protestantismo de inmigración em la Argentina. Buenos Aires: CEC.

Publicado
2017-11-07