A constituição do processo identitário de professores de Ciências no Estágio Curricular Supervisionado

  • Bárbara Castro Lapa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Palavras-chave: formação de professores de ciências, estágio curricular, identidade docente

Resumo

Com foco na formação de professores de Ciências, o estudo objetiva compreender em que aspectos o Estágio Curricular Supervisionado contribui na constituição da identidade do professor de Ciências. O trabalho foi realizado com professores em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. Foi acompanhada a trajetória de quatro licenciandos durante o Estágio Curricular no Ensino Fundamental. A pesquisa destaca a importância do estágio na formação de professores de Ciências, o tratamento dado à formação inicial docente e ao estágio na instituição. A metodologia se configurou no delineamento da história de vida de quatro licenciandos, por meio de dados como relatórios de estágio, diários de campo, questionário e registros de roda de conversas, com intuito de revisitar memórias e trazer à tona situações marcantes vivenciadas durante o estágio. A Análise Textual Discursiva (ATD) caracterizou o processo de análise dos dados construídos, o que demandou um processo interpretativo, descritivo e, sobretudo, reflexivo, permitindo compreender o estágio como campo de conhecimento relevante para a constituição identitária do professor de Ciências nos seguintes aspectos: formativo individual e profissional, ontológico, reflexivo do ser enquanto professor/pessoa em formação. Além de ser possível inferir que a identidade pessoal e/ou profissional é constituída pelo conflito do individual que somos com o coletivo em que vivemos.

Biografia do Autor

Bárbara Castro Lapa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professora de Biologia no sistema público de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC-AM. Mestranda no programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Orientadora em programa de extensão (Clube de Ciências) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008); Especialização em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM) nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e também nos cursos de Mestrado em Ensino Tecnológico e Mestrado em Ensino de Física. Coordenadora do Estágio Curricular das Licenciaturas e do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (IFAM) e do Grupo de Pesquisa Pensamento Docente e Prática Pedagógica Universitária - Concepções Teóricas e Perspectivas Metodológicas: Indicadores Para uma Prática Educativa Contradiscursiva nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências/Ensino Tecnológico, Estágio Curricular, Ensino com Pesquisa e Pesquisa-ação.

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Publicado
2017-04-26