A formação de professores para um ensino subversivo visando uma aprendizagem significativa crítica: uma proposta por meio de episódios históricos de ciência
Resumo
Autores têm defendido o uso didático de história e filosofia da ciência. Mesmo sem a abordagem didática explícita destes temas, eles influenciam as práticas docentes, pois esta depende das opiniões acerca do conhecimento científico que professores trazem para a sala de aula. Muitas destas opiniões são problemáticas e disseminadas aos alunos da educação básica. Pesquisas recentes indiquem que uma abordagem explícita de história e filosofia da ciência pode alterar as opiniões problemáticas da prática científica de professores em formação, também indicam que tal mudança não implica necessariamente alteração na prática docente. Apontam, também, a necessidade de uma formação que aborde simultaneamente aspectos de filosofia da ciência com uma instrumentalização de como abordar tais questões na educação básica. O presente artigo procura exatamente fazer uma proposta neste sentido: formar professores alinhados com as visões da filosofia da ciência contemporânea e instrumentaliza-los para abordar tais questões na educação básica.
Autores que publicam nesta revista concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição a simultaneamente outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detendores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado,
- Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores das revistas envolvidas e aos eventuais autores plagiados.