Leitura de Imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas
Resumo
Neste ensaio, um relato de experiência, trazemos alguns questionamentos sobre a leitura de imagens. Desenvolvemos essa proposta em um curso/disciplina oferecida no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP de Bauru. O curso foi permeado de teoria e prática e o organizamos em (três) momentos, assim intitulados: Introdução ou Primeiro Momento, Imagens e Teorias; Proposta de Leitura de Imagens. Aqui apresentaremos as discussões teóricas, pois a prática requer participação interativa, o que não é possível fazer neste espaço. Esperamos que este ensaio contribua para um revisitar da possibilidade de leitura de imagens no âmbito individual e no ensino escolarReferências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Arns Poética. Coleção Ensaios, 1993.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BOCK, Ana Maria. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2004.
GOMBRICH, Ersnt Hans Josef. A História da Arte. 16ª. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. 14ª.ed. Campinas: Papirus, 2010.
MITOLOGIA GREGA. Proteus, dons proféticos e reveladores do destino. Texto original de Lucia de Belo Horizonte. 11 de maio de 2015. Disponível em: <http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/ >. Acesso em 10 de ago. de 2016.
PANOFSKY. E. Significado nas Artes Visuais. Trad. M. C. F. Keese e J. Guinsburg 3ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo. Melhoramentos. 2012.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
SILVA, J. A. P. da; DANHONI NEVES, M. C. Codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: EDUEM, 2015.
Autores que publicam nesta revista concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição a simultaneamente outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detendores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado,
- Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores das revistas envolvidas e aos eventuais autores plagiados.