Manuais Didáticos de Genética: análise epistemológica

  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS
  • Geovana Mulinari Stuani Docente e pesquisadora na UNOCHAPECÓ.
Palavras-chave: Palavras chave, manuais didáticos, epistemologia, splicing alternativo.

Resumo

Pesquisas apontam que o manual didático é um elemento fundamental para o trabalho docente, podendo exercer um papel coercitivo na formação de concepções sobre o conhecimento e sua aplicabilidade. O manual tem o potencial de formar concepções epistemológicas e didático-pedagógicas sobre os temas e os conteúdos que tratam de abordar, o que justifica uma investigação que visa fornecer análises que apontam para certas especificidades e perspectivas nele encontradas. Nesse contexto, nesta pesquisa analisamos a influência que os manuais didáticos de Genética mais citados em Projetos de Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas de 3 universidades do Estado de Mato Grosso do Sul podem proporcionar com relação à formação de concepções no entorno do fenômeno splicing alternativo. O objetivo do trabalho é identificar como o conceito de gene é abordado nos manuais didáticos  em relação ao splicing alternativo. As análises mostram distorções com relação à introdução deste conceito, podendo proporcionar uma visão epistemológica e social equivocada da atividade científica, levando a necessidade de reflexões e ações que indiquem mudanças na estrutura e na dinâmica destes materiais instrucionais.

Palavras chave: manuais didáticos, epistemologia, splicing alternativo.

Biografia do Autor

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Docente da Universidade Federal da Grande Dourados. 

Atualmente estou na Faculdade Intercultural Indígena - FAIND.

Tenho desenvolvida pesquisa em Educação em Saúde, formação de de professores indígenas, didática da ciência.

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS
Docente e pesquisador na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Desenvolve suas atividades no Curso de Licenciatura em Física.
Geovana Mulinari Stuani, Docente e pesquisadora na UNOCHAPECÓ.
Desenvolve suas atividades na formação de professores indígenas e professores de ciências/biologia.

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Publicado
2017-03-06