AS VISÕES DE CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO TÓPICO GRAVITAÇÃO

Ana Carla Martins Alves

Resumo


As concepções sobre a construção do conhecimento científico apresentados nos livros didáticos de ciências apontam para a necessidade de uma revisão na forma como a ciência deve ser apresentada neste nível de ensino, no sentido de fornecer aos estudantes uma visão mais adequada da ciência e do seu desenvolvimento. A forma como a ciência é apresentada nos livros didáticos tem influência no modo do professor abordar determinados conteúdos, repercutindo na forma como os estudantes concebem a ciência e a gênese do conhecimento científico. Centrando-se no tema da gravitação, propõe-se uma discussão sobre as visões de ciência nos livros didáticos do nono ano, por ser nessa etapa que se apresenta um corpo de conhecimento mais estruturado para os conteúdos de Física e se introduzir os primeiros conceitos específicos como base para a próxima etapa (ensino médio). Buscou-se esclarecer quais as visões de ciência expressas nesses livros e como é apresentado o método cientifico. Encontramos várias visões deformadas do conhecimento cientifico, mas percebe-se que há uma predominância em apresentar um método cientifico que parte da observação e experimentação “neutra”, uma ciência que transmite verdades absolutas, e cientistas dotados de genialidade. Foram avaliados cinco livros do nono ano do ensino fundamental que são utilizados como apoio bibliográfico pelos professores de ciências de uma escola municipal de Dourados-MS

Palavras-chave


ciências; livros didáticos; gravitação

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