AS VISÕES DE CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO TÓPICO GRAVITAÇÃO
Resumo
As concepções sobre a construção do conhecimento científico apresentados nos livros didáticos de ciências apontam para a necessidade de uma revisão na forma como a ciência deve ser apresentada neste nível de ensino, no sentido de fornecer aos estudantes uma visão mais adequada da ciência e do seu desenvolvimento. A forma como a ciência é apresentada nos livros didáticos tem influência no modo do professor abordar determinados conteúdos, repercutindo na forma como os estudantes concebem a ciência e a gênese do conhecimento científico. Centrando-se no tema da gravitação, propõe-se uma discussão sobre as visões de ciência nos livros didáticos do nono ano, por ser nessa etapa que se apresenta um corpo de conhecimento mais estruturado para os conteúdos de Física e se introduzir os primeiros conceitos específicos como base para a próxima etapa (ensino médio). Buscou-se esclarecer quais as visões de ciência expressas nesses livros e como é apresentado o método cientifico. Encontramos várias visões deformadas do conhecimento cientifico, mas percebe-se que há uma predominância em apresentar um método cientifico que parte da observação e experimentação “neutra”, uma ciência que transmite verdades absolutas, e cientistas dotados de genialidade. Foram avaliados cinco livros do nono ano do ensino fundamental que são utilizados como apoio bibliográfico pelos professores de ciências de uma escola municipal de Dourados-MSReferências
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. O ensino de ciências e a educação básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza. V. 3. Brasília: 1997
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação / SEF, 1998.
NASCIMENTO. V. B; CARVALHO, A. M. P. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. Revista Electrónica Enseñanza de lãs Ciências, v.10, n.1, p.1-22, 2011.
FERREIRA, M. S; SELLES, S. E. A produção acadêmica brasileira sobre livros didáticos em ciências: uma análise em periódicos nacionais. IV. ENPEC, 2003.
FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em ensino de ciências – v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
FRACALANZA, H; NETO, M. J. (orgs). O ensino de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, p. 224.2006.
GIL; et.al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
LONGHINI, M; MORA, I, M. A natureza do conhecimento científico nas aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. VII ENPEC. Florianópolis Santa Catarina. 2009.
MARTINS, R. A. Introdução: a história das Ciências e seus usos na Educação. In: SILVA, C. C. (Org). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 17-30, 2006.
MEDEIROS, A; BEZERRA FILHO, S. A Natureza da Ciência e a Instrumentação Para o Ensino da Física. Ciência & Educação, v. 6, n. 2, p. 107-117, 2000.
MILARÉ, T; ALVES FILHO, J. P. Ciências no nono ano do ensino fundamental: Da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Revista Ensaio Belo Horizonte. v.12. n.02 , p.101-120, 2010.
MOREIRA, M. A; OSTERMANN, F. Sobre o ensino do método cientifico. Caderno Catarinense Ensino de Física. v.10, n.2: p.108 -117, 1993.
NASCIMENTO, F; FERNANDES, L; MENDONÇA, V. M; O Ensino de Ciências no Brasil: História, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTED BR On-line, Campinas, n.39, p. 225-249, 2010.
NASCIMENTO, V. B. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. In: CARVALHO, A. M. P. (org). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São. Paulo. Pioneira thomson Learning. p. 35 - 57. 2004.
NETO, M. J; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
OLEQUES, L. C; BOER, N; BARTHOLOMEI, S. M. L. Reflexões acerca das diferentes visões sobre a natureza da ciência e crenças de alunos de um curso de ciências biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências V. 12, n.1, 110-125 (2013).
Autores que publicam nesta revista concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição a simultaneamente outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detendores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado,
- Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores das revistas envolvidas e aos eventuais autores plagiados.