A interpretação ambiental integrada à educação ambiental: quais as escolhas de um professor ao elaborar um roteiro de aula em uma trilha interpretativa?

  • Diego Armando Lopes Colman Univesidade Estadual de Londrina
  • Alvaro Lorencini Junior Univesidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação ambiental, interpretação ambiental, trilhas interpretativas, plano de aula

Resumo

Problemáticas envolvendo meio ambiente têm se tornado cada vez mais evidentes, proporcionando assim discussões importantes acerca do assunto, sendo assim pesquisas em torno do tema possuem muita relevância quando se busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do indivíduo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca. Uma das maneiras de se promover a EA se dá por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo. O presente trabalho tem como objetivo a busca por intermédio da análise de um roteiro e entrevistas semiestruturadas quais seriam as percepções dos professores ao elaborarem um roteiro de aula dentro de uma trilha de caráter interpretativo. Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca da necessidade de se preservar o meio ambiente.

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Publicado
2018-02-20