Fosfoetanolamina como controvérsia sociocientífica: proposta de uma sequência didática para o ensino de ciências

  • Célia Santos Moreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Vanessa Daiana Pedrancini Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: perspectiva CTSA, questões sociocientíficas, alfabetização científica, processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma sequência didática (SD) pautada na questão/ controvérsia sociocientífica (QSC) fosfoetanolamina, estruturada na perspectiva CTSA com base na categoria 4 registrada por Aikenhead (1994 apud CARVALHO, 2014), a qual parte-se da problematização da perspectiva CTSA para organizar o conteúdo curricular, no intento de auxiliar no processo de alfabetização científica dos estudantes. A SD apresentada no presente artigo faz parte dos primeiros resultados de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação Científica e Matemática, iniciada em 2015, cujo foco é trabalhar com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da região sul de Mato Grosso do Sul para analisar o potencial da controvérsia fosfoetanolamina para os processos de ensino e de aprendizagem. As QSC tornam-se pertinentes no contexto escolar, pois ao explorar seus aspectos éticos, econômicos, políticos, culturais e sociais, promovem a análise crítica da complexa e dinâmica relação entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente (CTSA), eixos norteadores da alfabetização científica.

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Publicado
2018-02-20