Reflexões sobre a formação pedagógica de enfermeiros
Resumo
Introdução: Historicamente, a formação em enfermagem foi mais direcionada para um ensino técnico, voltada à consolidação do modelo biomédico. Assim, os aspectos pedagógicos que fornecem subsídios para a atuação do enfermeiro em espaços formais de ensino e/ou promoção de ações educativas em saúde aos usuários e seus familiares, por vezes, não são abordados de forma regular na formação destes profissionais. Destaca-se, entretanto, que o enfermeiro atua constantemente no processo de ensino/aprendizagem, seja na atuação docente ou na assistência. Objetivo: Provocar uma reflexão sobre formação pedagógica, a partir da experiência assistencial e docente de uma enfermeira, discente do curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino em Saúde. Metodologia: Trata-se de um relato reflexivo, descrito a partir da experiência profissional em atividade anterior na assistência hospitalar, por aproximadamente cinco anos e, atualmente, na docência em curso de enfermagem em nível superior e profissionalizante. Resultados: Quando cursado o Bacharelado em Enfermagem não eram contempladas no currículo, disciplinas específicas voltadas a elementos e fundamentos pedagógicos. Portanto, entre os desafios encontrados para exercício da profissão no cenário hospitalar e na docência destacou-se a dificuldade no processo de ensino e/ou educação em saúde. No entanto, o curso de Pós-graduação em andamento, tem contemplado disciplinas que abordam aspectos pedagógicos, favorecendo. Conclusão: Diante do fato de que na Enfermagem, a oferta de cursos de Bacharelado é significativamente maior que os cursos de Licenciatura, faz-se necessário que o enfermeiro invista em formação pedagógica para novos modelos assistenciais e docentes. A experiência vivenciada atualmente enquanto mestranda, tem sido de imensa contribuição para a atuação profissional, especialmente na atual atividade docente em curso profissionalizante e superior de enfermagem.Referências
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