Uso de uma sequência didática para apropriação de conhecimentos sobre a biologia e controle do aedes aegypti
Resumo
Neste trabalho objetivamos avaliar se uma sequência didática, em que as atividade foram fundamentadas em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das ideias de Vigotski (2009), possibilitou contribuições significativas para o processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos científicos sobre a biologia e controle do A. aegypti. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Campo Grande/MS. Os discursos estabelecidos no desenvolvimento das atividades foram gravados e transcritos, e as representações mentais – desenhos realizados em dois momentos distintos – foram comparadas para identificar a elaboração e/ou evolução conceitual dos alunos. Assim, os dados obtidos foram analisados mediante uma abordagem da Análise Microgenética fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados demonstraram que a sequência didática foi significativa, uma vez que as atividades desenvolvidas favoreceram a evolução conceitual e a apropriação dos conhecimentos trabalhados, o que demonstra a relevância das concepções de Vigotski nos processos de ensino-aprendizagem.
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