LEITURAS DA TRANSCENDÊNCIA:

HISTÓRIA E TEORIA(S) DA INTERTEXTUALIDADE À TRANSTEXTUALIDADE

Autores

  • Amanda Berchez UNIFAL-MG

Palavras-chave:

Intertextualidade, Transtextualidade, Semiótica francesa, Linguística, Literatura

Resumo

Neste artigo, o leitor se deparará, in nuce, com um trabalho de revisão, de natureza bibliográfica, da história e da(s) teoria(s) de um campo epistemológico de estudos que vai da intertextualidade à transtextualidade, o que, em se tratando, principalmente, do prisma teórico, é feito a partir da mobilização de alguns operadores conceituais, que se manifestam em notórias argumentações de tais especialistas: Ferdinand de Saussure, Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Roland Barthes, Michael Riffaterre e Gérard Genette. Nosso principal objetivo é recuperar o que, nesta linha, for emblemático com relação às concepções desses conceituados pensadores, trazendo, por exemplo, tanto questões, expoentes, títulos etc. nomeadamente a eles respeitantes quanto, amparando-nos em argumentos técnico-metodológicos, também máximas, preceitos, princípios etc. que, conforme cada uma dessas concepções, os caracterizam.

Biografia do Autor

  • Amanda Berchez, UNIFAL-MG

    Doutoranda em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCL/CAr) da Universidade Estadual Paulista (UNESP); mestra em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); atualmente, parte do corpo docente da UNIFAL-MG na área de Literaturas Clássicas e Língua Latina.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

BERCHEZ, Amanda. LEITURAS DA TRANSCENDÊNCIA:: HISTÓRIA E TEORIA(S) DA INTERTEXTUALIDADE À TRANSTEXTUALIDADE. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 12, n. 23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17801. Acesso em: 17 jan. 2026.