TRACES OF LESBIAN EXISTENCE IN ADRIENNE RICH’S “TWENTY-ONE LOVE POEMS”

  • Janaina Mirian Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ketlyn Mara Rosa Trinity College Dublin
Palavras-chave: Adrienne Rich, Poesia Norte-Americana, Poesia Contemporânea, Existência Lésbica

Resumo

As obras de Adrienne Rich são frequentemente permeadas de noções vinculadas às experiências reais das pessoas. Sua poesia e prosa são profundamente repletas de questões relativas aos impulsos, lutas e realizações humanas assim como debates políticos e contextos de injustiça. O objetivo deste artigo é fazer uma análise da obra da autora através de um estudo detalhado de poemas selecionados da coleção de Rich "Twenty-One Love Poems", investigando o desenvolvimento do conceito de "existência lésbica" elaborado no ensaio da autora intitulado "Compulsory Heterosexuality and Lesbian Existence". No ensaio, Rich se posiciona criticamente em relação à discriminação e falta de uma abordagem no que se refere às questões de experiências de vida das lésbicas, reivindicando um espaço de discussão e expressão das minorias. Esta plataforma de articulação também é vista nos poemas selecionados e analisados no artigo, demonstrando como Rich desdobra o conceito de existência lésbica através das imagens de pares apaixonados que desenvolvem uma relação baseada em afinidade, companheirismo e intimidade. Rich certamente deixa sua marca nas discussões sobre os assuntos de amor e a história entre mulheres, contribuindo através de seu trabalho para a construção de um registro poético sobre a experiência lésbica.  

Biografia do Autor

Janaina Mirian Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Inglês pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) da UFSC. Membro colaborador do PPGI/UFSC.

Ketlyn Mara Rosa, Trinity College Dublin

Trinity College Dublin - TCD. Doutora em Inglês pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) da UFSC. Pós-doutoranda na Trinity College Dublin com o apoio do Irish Research Council.

Publicado
2021-12-01
Como Citar
Mirian Rosa, J., & Mara Rosa, K. (2021). TRACES OF LESBIAN EXISTENCE IN ADRIENNE RICH’S “TWENTY-ONE LOVE POEMS”. Rascunhos Culturais, 12(24). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17829