O REAL E O FEMININO EM AQUÍ NO HA PASADO NADA, DE JOSEFINA PLÁ

  • Andre Rezende Benatti UEMS
Palavras-chave: Realismo, Feminino, Josefina Plá, Teatro Paraguaio

Resumo

Este artigo pretende investigar os desdobramentos e condições das estéticas do real e do feminino no teatro da escritora hispano-paraguaia Josefina Plá. Para tal nos valeremos do texto dramático da autora “Aquí no ha passado nada”, presente na coletânea Teatro Escogido, publicada em 1996 e organizada por Jorge Aiguadé. O teatro de Josefina Plá, inédito fora do território paraguaio, também é pouco conhecido no próprio país. O resgate de sua obra dramática é, de alguma forma, o resgate de parte da história do teatro do país no século XX. As obras aqui selecionadas para análise versam sobre a realidade local paraguaia e tem ambas uma posição ideológica feminista. Para realizar a pesquisa nos remeteremos aos estudos do real, do feminismo e também a críticos, como Ángeles Mateo del Pino e Bordoli Dolci, que detiveram suas pesquisas sobre a obra de Josefina Plá.  

Biografia do Autor

Andre Rezende Benatti, UEMS

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil. Professor Permanente do PPGLetras/ UEMS. Professor Permanente do PPGEL/ UFMS. Coordenador do GT Relações Literárias Interamericanas da ANPOLL.

Publicado
2023-05-27
Como Citar
Rezende Benatti, A. (2023). O REAL E O FEMININO EM AQUÍ NO HA PASADO NADA, DE JOSEFINA PLÁ. Rascunhos Culturais, 13(26), 8-25. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18746