OS ELEMENTOS FANTÁSTICOS E AS MARCAS COLONIAIS NO CONTO BOLIVIANO EL AMERICANO FEO II, DE ERIKA BRUZONIC

  • Julia Evelyn Muniz Barreto Guzman
  • Marta Francisco de Oliveira
Palavras-chave: Malinche, América Latina, Novo romance histórico, Gênero

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma leitura do conto “El americano Feo II”, da escritora boliviana Erika Bruzonic, a partir de textos teóricos que propõem compreender a literatura contemporânea hispano-americana, dentro de sua diversidade, a partir de um olhar que abarca tanto a si como a relação com o ‘outro’, revendo o processo de colonização e seus resultados. A partir de uma invenção discursiva que separou o mundo em Primeiro Mundo e Terceiro Mundo, vários seres e epistemologias foram lançados às margens da interioridade ou na exterioridade dos saberes e sujeitos considerados de ‘valor’. O lado privilegiado do globo, ao afirmar uma condição de superioridade, cria vários tipos de colonialismos. No conto boliviano essa fronteira inventada é apresentada por meio de metáforas. Assim, por meio da leitura do texto por um viés descolonial buscaremos notar essas relações. Críticos como Walter Mignolo (2017), Juan Manuel Garcia Ramos (2013), Aníbal Quijano (1992), dentro outros, corroboram a nossa leitura.

Biografia do Autor

Julia Evelyn Muniz Barreto Guzman

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Marta Francisco de Oliveira

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Publicado
2023-05-27
Como Citar
Evelyn Muniz Barreto Guzman, J., & Francisco de Oliveira, M. (2023). OS ELEMENTOS FANTÁSTICOS E AS MARCAS COLONIAIS NO CONTO BOLIVIANO EL AMERICANO FEO II, DE ERIKA BRUZONIC. Rascunhos Culturais, 13(26), 26-41. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18747