A MULHER E A GUERRA DO PACÍFICO.

LEITURAS DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS OBRAS DE LUÍS CARDOSO E DE RODRIGO LEAL DE CARVALHO

Autores

  • Pedro d’Alte

DOI:

https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18754

Palavras-chave:

Literatura de Timor, Literatura de Macau, Figura feminina, Guerra do Pacífico

Resumo

Recorrendo a um corpus literário constituído por produções romanescas de Luís Cardoso e de Rodrigo Leal de Carvalho, o presente artigo coloca em diálogo literaturas de Macau e de Timor - países que experienciaram, às mãos de um opressor comum, o drama da guerra. O objetivo é o de explicitar e de contextualizar a representação literária que ambos os escritores fazem dos ambientes bélicos da Guerra do Pacífico, mas muito singularmente, atender à representação da figura feminina durante este período. O estudo da figuração feminil é particularmente relevante porque contribui para: (i) a explicitação de imagótipos femininos localizados histórica, social e culturalmente – contrariando a invisibilidade feminina nas sociedades patriarcais; (ii) para construção de conhecimento sobre culturas e literaturas em português – muito particularmente Macau e Timor-Leste; (iii) para o estudo de autores ainda periféricos no panorama académico português.

Biografia do Autor

  • Pedro d’Alte

    Pós-doutorando em Estudos Portugueses, na Universidade Aberta, Portugal. Doutor em Literatura Infantil pela Universidade do Minho, Portugal. O presente artigo resulta do projeto de investigação de pós-doutoramento apresentado à Universidade Aberta e que se intitula “A mulher na literatura em português a Oriente: o caso de Luís Cardoso e de Senna Fernandes”. Membro do Centro de Estudos Globais (CEG-UAb), Literaturas Globais e Hipermédia. Colabora, atualmente, com a Universidade Politécnica de Macau.

Downloads

Publicado

2023-05-27

Como Citar

D’ALTE, Pedro. A MULHER E A GUERRA DO PACÍFICO. : LEITURAS DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS OBRAS DE LUÍS CARDOSO E DE RODRIGO LEAL DE CARVALHO. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 154–186, 2023. DOI: 10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18754. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/18754. Acesso em: 17 jan. 2026.