OS PHRASAL VERBS

EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE DOURADOS – O QUE PODEMOS APREENDER DESSE LEVANTAMENTO?

  • Brenda Natally Milton Zanchetta UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
  • Rosana Budny UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Palavras-chave: Metalexicografia; Dicionários; Fraseologia; Phrasal verbs.

Resumo

O presente artigo trata da pesquisa sobre phrasal verbs feita em alguns dicionários escolares inseridos no Ensino Médio de algumas escolas públicas da cidade de Dourados - MS. Investigamos se os phrasal verbs do inglês, tópico de relevância para a competência linguística, estão presentes nos dicionários disponibilizados aos alunos nas escolas pesquisadas. Justificamos essa pesquisa, pois acreditamos que o levantamento pode contribuir se essas categorias linguístico-fraseológicas estão sendo expostas aos alunos por meio do acesso a esses materiais lexicográficos. Partimos da premissa que a competência no uso e na aplicação dos phrasal verbs se constitui um elemento necessário para a fluência na língua inglesa e, portanto, espera-se que os dicionários presentes nesse ambiente possam ser capazes de apresentar essas categorias. Os phrasal verbs são formados por verbos + partículas (geralmente preposições) cujo significado difere do significado original do verbo, constituindo-se um aspecto problemático para o significado. Para o referencial teórico, baseamos a pesquisa nos pressupostos da Metalexicografia em sua interface com a Fraseologia. Para a metodologia apresentamos uma amostra de phrasal verbs coletados junto aos verbetes de dicionários presentes nas escolas pesquisadas. O resultado de pesquisa servirá de subsídios para melhorias nos materiais lexicográficos oferecidos nas escolas.

Publicado
2023-10-09
Como Citar
Zanchetta, B. N. M., & Budny , R. (2023). OS PHRASAL VERBS . Rascunhos Culturais, 14(27), 11-25. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v16i28.18777