A partir de uma perspectiva sociocognitiva e interacional, a Linguística de Texto atualmente é uma abordagem pautada na análise dos usos linguísticos em contextos comunicativos reais. O texto, assim, é entendido como um complexo processo, em que estão presentes as múltiplas semioses verbais e não verbais, o que possibilita discussões mais detalhadas e complexas.

Nesse cenário científico, são cada vez mais frequentes as pesquisas que versam sobre fenômenos textuais (referenciação, articulação textual, intertextualidade, etc.) à luz de interfaces com outras teorias, dentre as quais se destacam o Funcionalismo norte-americano, a Semiolinguística, a Análise Crítica do Discurso, a Teoria da Argumentação e a Semiótica. Tal entrelaçamento, se bem efetuado, contribui para um olhar mais amplo, já que podem ser sistematizados aspectos que antes não eram considerados.

Neste dossiê, intitulado “Linguística de Texto: perspectivas e interfaces”, seguimos tal tendência dos estudos do texto, com investigações que adotam, em sua maioria, abordagens de interface e versam sobre as perspectivas de análise dos fenômenos textuais. Assim, há textos escritos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros que abordam diferentes aspectos à luz de discussões alicerçadas em pressupostos teóricos atuais.

Avaliamos que, à medida que se expandem as potencialidades de análise pela intersecção entre teorias, também se enriquecem os resultados dessas pesquisas e o conhecimento dos seus objetos, contribuindo para que os estudos no campo da Linguística possam tomar a linguagem em toda sua complexidade e multiplicidade. Com isso, esperamos que nossa iniciativa possibilite mais um caminho de diálogo da Linguística de Texto com outras abordagens e que fomente o (re)direcionamento de perspectivas atuais para os estudos do texto sob um olhar sociocognitivo e interacional. Agradecemos aos autores, que submeteram seus trabalhos a este dossiê, sem os quais ele não seria possível e, aos interessados em Linguística Textual, desejamos uma excelente leitura.

Dennis Castanheira (UFF)
Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (UFSC)

Publicado: 2023-01-07

Entrevista

Artigos