A RELAÇÃO FEMINISMO E FENOMENOLOGIA NO CONTO DUAS PALAVRAS, DE ISABEL ALLENDE

  • Lucilene Machado Garcia Arf
  • Tarissa Marques Rodrigues dos Santos

Abstract

Este trabalho é o resultado da leitura fenomenológica do conto “Duas Palavras” de Isabel Allende, aberta para um debate crítico com outras áreas do conhecimento, neste caso o feminismo, durante o oferecimento da disciplina Leitura e Recepção de textos, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços-Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. “Duas Palavras” foi escrito pela escritora e jornalista chilena Isabel Allende e faz parte da obra Contos de Eva Luna, lançado pela primeira vez em 1989, que traz uma memorável coletânea de histórias sobre mulheres, narradas sob a estética da delicadeza dentro de uma concepção social selvagem. Questões políticas mescladas ao universo lírico-amoroso, o coletivo em confronto com o pessoal, memórias, feminismo e até algumas concepções do realismo fantástico latino-americano compõem o tecido literário dessa obra. Este conto que é considerado o mais representativo da coletânea, aborda o amor, a pobreza, o machismo e, principalmente, o poder feminino para manipular as palavras e usá-las como arma no enfrentamento da violência engendrada pelos homens. A narradora apresenta a personagem principal Belisa Crespusculário representando a figura da mulher latino-americana em busca ainda de sua identidade. Mesmo sob o domínio e os preceitos do patriarcado, essa figura feminina forte e resistente que consegue ultrapassar montanhas e desertos, fome e sede e tantas outras barreiras em seu percurso feminino, termina refém do patriarcado, o que permite uma profunda crítica social e política. Para a elaboração deste trabalho, utilizamos como embasamento teórico as orientações de autores como BEAUVOIR (1970) STEARNS (2012), BORDIEU (2017) e a ativista boliviana JULIETA PAREDES (2013) que abordam a verdadeira dimensão da mulher que rompe com os estereótipos tradicionais que precisam estar dentro de limites mais amplos e enfrentar os preconceitos, o racismo, a violência legitimizada pela sociedade falocêntrica.

Author Biographies

Lucilene Machado Garcia Arf

Doutora em Teoria Literária pela UNESP/São José do Rio Preto. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos Fronteiriços-MEF.

Tarissa Marques Rodrigues dos Santos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestra em Estudos Fronteiriços pela mesma universidade.

Published
2023-05-27
How to Cite
Machado Garcia Arf, L., & Marques Rodrigues dos Santos, T. (2023). A RELAÇÃO FEMINISMO E FENOMENOLOGIA NO CONTO DUAS PALAVRAS, DE ISABEL ALLENDE. Rascunhos Culturais, 13(26), 124-140. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18752