FORMAÇÃO EM INGLÊS PELAS PERSPECTIVAS CRÍTICAS DECOLONIAIS SULISTAS:
(AUTO)CRÍTICA REFLEXIVA NAS PERGUNTAS
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar nossas leituras atinentes a conceitos de letramentos críticos, perspectivas decoloniais sulistas que, na nossa visão, são primordiais para a formação atual em língua inglesa. Essa primeira parte é subdividida em seções. Numa segunda parte, ilustramos uma parcialidade de atividades, fruto de pesquisas (concluídas e em andamento) com problematizações que possibilitam a ampliação da (auto)crítica reflexiva freireana. Este trabalho justifica-se pela percepção sobre a nossa própria experiência pedagógica, principalmente no que se refere à forte tendência à natureza apolítica das perguntas de leitura e interpretação de textos/eventos, seja em livros didáticos de inglês, seja nos planos de aula, seja em sala de aula. Os resultados parciais revelam que uma atenção maior para esse tipo de problematização é necessária, como lutas contra à racionalidade eurocêntrica e, portanto, de uma forma de agenciamento a partir da sala de aula, fundamentadas nas perspectivas aqui adotadas.
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