AS CONTRIBUIÇÕES DE AGAMBEN (2019) SOBRE ASSINATURA EM RELAÇÃO AO INTERDISCURSO SOB O PONTO DE VISTA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Autores/as

  • Carla Andreia Schneider Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Luceli Faria Batistote Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Teoria das Assinaturas, Semiótica discursiva, Interdiscurso, Discurso

Resumen

Neste estudo buscamos depreender as primeiras possíveis articulações entre a Teoria das Assinaturas (AGAMBEN, 2019), a construção do sentido de um signo específico (existente ou novo), o interdiscurso e a semiótica discursiva. Tais articulações permitem abordar a noção de interdiscurso pela semiótica discursiva, além de explorar a figurativização e a tematização sob a perspectiva das relações históricas e sociais que interagem no interior dos textos e resultam no efeito de pressuposição de diálogos com outros textos. Os resultados preliminares apontam a possibilidade de assinaturas promoverem os efeitos de sentido de reiteração de discursos, ou seja, de interdiscurso, bem como na formação de paradigmas em uma comunidade discursiva.

Biografía del autor/a

  • Carla Andreia Schneider, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Mestre.

  • Maria Luceli Faria Batistote, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Doutora.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

ANDREIA SCHNEIDER, Carla; FARIA BATISTOTE, Maria Luceli. AS CONTRIBUIÇÕES DE AGAMBEN (2019) SOBRE ASSINATURA EM RELAÇÃO AO INTERDISCURSO SOB O PONTO DE VISTA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA: : CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 12, n. 23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17808. Acesso em: 17 jan. 2026.