PANDEMIA E FEIRA LIVRE

uma análise do percurso gerativo de sentido na reportagem jornalística

Autores/as

  • Elaine Cristina de Queiroz Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sueli Maria Ramos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Semiótica discursiva, Percurso gerativo de sentido, Feira livre, Pandemia, Reportagem jornalística

Resumen

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças para a cotidianidade da feira livre. Os estudos acerca da temática da pandemia de Coronavírus são objetos de uma gama considerável de pesquisadores que tratam da sua presença nas mais diversas práticas sociais. Este artigo se detém em uma reportagem jornalística e busca demonstrar como a semiótica pode auxiliar a compreender os impactos gerados pela pandemia no universo da feira livre. Como objeto de análise desta pesquisa, utilizaremos a matéria da reportagem intitulada Dezenas de pessoas são flagradas sem máscara em feira livre do Guanandi, publicada na plataforma do YouTube no canal SBTMS na data de 25 de maio de 2020. A matéria reporta sobre o ambiente de uma feira livre oportunizando uma conscientização em prol da saúde, desenvolvendo um questionamento sobre a postura da população em relação às medidas sanitárias impostas para prevenção da doença de alta transmissibilidade. A análise desta pesquisa se fundamenta no ferramental teórico da semiótica discursiva de A. J. Greimas (1973) e nas abordagens de D. Bertrand (2003), D. L. Barros (2005) e J. L. Fiorin (2018), objetivando analisar os níveis do percurso gerativo de sentido no texto jornalístico e os efeitos de verdade construídos na narrativa.

Biografía del autor/a

  • Elaine Cristina de Queiroz Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEL-FAALC/UFMS).

  • Sueli Maria Ramos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEL-FAALC/UFMS).

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

DE QUEIROZ SILVA, Elaine Cristina; MARIA RAMOS DA SILVA, Sueli. PANDEMIA E FEIRA LIVRE: uma análise do percurso gerativo de sentido na reportagem jornalística. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 12, n. 23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17817. Acesso em: 17 jan. 2026.