DECOLONIALIDADES NA OBSERVAÇÃO E COPARTICIPAÇÃO DE ESTÁGIO EM INGLÊS NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v16i28.18142

Palabras clave:

Decolonialidade. Língua Inglesa. Reconstrução de conhecimento.

Resumen

O presente trabalho é resultado de ações investigativas desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Obrigatório de Língua Inglesa III do curso de Letras Licenciatura Português e Inglês, conduzido de maneira presencial em uma escola pública a partir da busca de vivências em sala de aula e experiências no ambiente escolar pela perspectiva da figura docente. Assim, o objetivo deste artigo é analisar de que forma a decolonialidade opera nas aulas de Língua Inglesa no ensino médio de uma escola estadual a partir da performatividade e propostas de atividades dos professores, considerando o período de estágio de observação participativa e coparticipação, que compreende de maio a junho de 2022. A metodologia empregada é de caráter qualitativo e interpretativo por considerar as intersubjetividades, os princípios e as experiências do estagiário, da professora e das turmas. Ao término da observação referente a esta ação investigativa, em relação ao objetivo proposto, pudemos observar a professora ministra suas aulas a partir de perspectivas teórico-metodológicas que acentuam o uso da norma culta da língua inglesa. Por outro lado, ao longo do trabalho sugerimos algumas alternativas decoloniais para o redesenho das aulas e, portanto, reconstrução do conhecimento.

Biografía del autor/a

  • Nara Hiroko Takaki, UFMS

    Possui graduação em Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Licenciatura: Inglês e português pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Letras modernas (Português e Inglês) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguagem, interpretação, sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos críticos, decolonialidades, translinguagem, pós-humanismo. Líder do grupo de pesquisa Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias. Membro do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL. Membro do Projeto Nacional de Letramentos (USP). Autora de Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês e de Letramentos na Sociedade digital: navegar é e não é preciso. Coautora de Letramentos em Terra de Paulo Freire e de Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens e de Educação crítica em línguas/linguagens em grupos de estudos. Link Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8574-5842. Contato: narahi08@gmail.com

Publicado

2023-10-10

Cómo citar

PEREIRA MATIAS, Daniel; HIROKO TAKAKI, Nara. DECOLONIALIDADES NA OBSERVAÇÃO E COPARTICIPAÇÃO DE ESTÁGIO EM INGLÊS NO ENSINO MÉDIO. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 135–150, 2023. DOI: 10.55028/rascunhosculturais.v16i28.18142. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/18142. Acesso em: 17 jan. 2026.