FORMAÇÃO EM INGLÊS PELAS PERSPECTIVAS CRÍTICAS DECOLONIAIS SULISTAS:

(AUTO)CRÍTICA REFLEXIVA NAS PERGUNTAS

Autores/as

  • Nara Hiroko Takaki
  • Elisa Borges de Alcântara Alencar
  • Bruno Silva Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18756

Palabras clave:

Educação crítica, Decolonialidade, Conceitos sulistas, língua inglesa, natureza das perguntas

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar nossas leituras atinentes a conceitos de letramentos críticos, perspectivas decoloniais sulistas que, na nossa visão, são primordiais para a formação atual em língua inglesa. Essa primeira parte é subdividida em seções. Numa segunda parte, ilustramos uma parcialidade de atividades, fruto de pesquisas (concluídas e em andamento) com problematizações que possibilitam a ampliação da (auto)crítica reflexiva freireana. Este trabalho justifica-se pela percepção sobre a nossa própria experiência pedagógica, principalmente no que se refere à forte tendência à natureza apolítica das perguntas de leitura e interpretação de textos/eventos, seja em livros didáticos de inglês, seja nos planos de aula, seja em sala de aula. Os resultados parciais revelam que uma atenção maior para esse tipo de problematização é necessária, como lutas contra à racionalidade eurocêntrica e, portanto, de uma forma de agenciamento a partir da sala de aula, fundamentadas nas perspectivas aqui adotadas.

Biografía del autor/a

  • Nara Hiroko Takaki

    Pós-Doutora em estudos Linguísticos e Literários da Universidade de São Paulo. Docente de Letras (Língua Inglesa) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande –MS.

  • Elisa Borges de Alcântara Alencar

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar-SP. Docebte de Letras (Língua Inglesa) e do Programa de Pós-Graduação em Literura e Linguística da Universidade Federal do Norte do Tocantins , Araguaína-TO.

  • Bruno Silva Nascimento

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob orientação da Profa. Dra. Nara Hiroko Takaki. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias (UFMS/CNPq).

Publicado

2023-05-27

Cómo citar

HIROKO TAKAKI, Nara; BORGES DE ALCÂNTARA ALENCAR, Elisa; SILVA NASCIMENTO, Bruno. FORMAÇÃO EM INGLÊS PELAS PERSPECTIVAS CRÍTICAS DECOLONIAIS SULISTAS:: (AUTO)CRÍTICA REFLEXIVA NAS PERGUNTAS. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 218–241, 2023. DOI: 10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18756. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/18756. Acesso em: 17 jan. 2026.