AS CONTRIBUIÇÕES DE AGAMBEN (2019) SOBRE ASSINATURA EM RELAÇÃO AO INTERDISCURSO SOB O PONTO DE VISTA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

  • Carla Andreia Schneider Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Luceli Faria Batistote Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Teoria das Assinaturas, Semiótica discursiva, Interdiscurso, Discurso

Resumo

Neste estudo buscamos depreender as primeiras possíveis articulações entre a Teoria das Assinaturas (AGAMBEN, 2019), a construção do sentido de um signo específico (existente ou novo), o interdiscurso e a semiótica discursiva. Tais articulações permitem abordar a noção de interdiscurso pela semiótica discursiva, além de explorar a figurativização e a tematização sob a perspectiva das relações históricas e sociais que interagem no interior dos textos e resultam no efeito de pressuposição de diálogos com outros textos. Os resultados preliminares apontam a possibilidade de assinaturas promoverem os efeitos de sentido de reiteração de discursos, ou seja, de interdiscurso, bem como na formação de paradigmas em uma comunidade discursiva.

Biografia do Autor

Carla Andreia Schneider, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Mestre.

Maria Luceli Faria Batistote, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Doutora.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
Andreia Schneider, C., & Faria Batistote, M. L. (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DE AGAMBEN (2019) SOBRE ASSINATURA EM RELAÇÃO AO INTERDISCURSO SOB O PONTO DE VISTA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA: . Rascunhos Culturais, 12(23). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17808