PERSONAGENS EM MIGRAÇÃO E VIAGEM EM MÁS ALLÁ DEL INVIERNO, DE ISABEL ALLENDE

  • Luana Yakira Rodrigues Mendes
  • Tatiana da Silva Capaverde

Resumen

Sendo os trânsitos migratórios uma característica inerente à história do continente americano, podemos observar que esses acontecimentos vêm sendo representados na literatura há muito tempo, tendo como textos primeiros os relatos de viagem da época da colonização. No decorrer dos anos, essa temática vem ganhando cada vez mais espaço no meio ficcional e acadêmico, diante disso, o estudo desenvolvido neste artigo tem como objetivo analisar a representação dos deslocamentos em uma obra literária contemporânea, abordando comparativamente a viagem e a migração como diferentes formas de deslocamento. A análise utiliza como corpus a obra Más Allá del Invierno, de Isabel Allende, publicado em 2018, e focaliza a jornada dos personagens do romance. Utilizamos como base teórica os conceitos de errância e migração (OLIVIERI-GODET, 2010), viagem (ONFRAY, 2009), mobilidade (BERND, 2003) e deslocamento (GONZÁLEZ, 2010). Dessa forma, concluímos que a representação dos processos migratórios e de viagem na ficção contribui para a compreensão desse tema e nos ajuda a entender a complexidade presente nesses trânsitos cada vez mais frequentes no mundo global contemporâneo.

Biografía del autor/a

Luana Yakira Rodrigues Mendes

Acadêmica do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Roraima – RR, Brasil. Pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica da UFRR com bolsa CNPq. 

Tatiana da Silva Capaverde

Professora do curso de Letras Português e Espanhol e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima – RR, Brasil.

Publicado
2023-05-27
Cómo citar
Yakira Rodrigues Mendes, L., & da Silva Capaverde, T. (2023). PERSONAGENS EM MIGRAÇÃO E VIAGEM EM MÁS ALLÁ DEL INVIERNO, DE ISABEL ALLENDE. Rascunhos Culturais, 13(26), 85-103. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18750