OS PHRASAL VERBS
EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE DOURADOS – O QUE PODEMOS APREENDER DESSE LEVANTAMENTO?
Resumen
O presente artigo trata da pesquisa sobre phrasal verbs feita em alguns dicionários escolares inseridos no Ensino Médio de algumas escolas públicas da cidade de Dourados - MS. Investigamos se os phrasal verbs do inglês, tópico de relevância para a competência linguística, estão presentes nos dicionários disponibilizados aos alunos nas escolas pesquisadas. Justificamos essa pesquisa, pois acreditamos que o levantamento pode contribuir se essas categorias linguístico-fraseológicas estão sendo expostas aos alunos por meio do acesso a esses materiais lexicográficos. Partimos da premissa que a competência no uso e na aplicação dos phrasal verbs se constitui um elemento necessário para a fluência na língua inglesa e, portanto, espera-se que os dicionários presentes nesse ambiente possam ser capazes de apresentar essas categorias. Os phrasal verbs são formados por verbos + partículas (geralmente preposições) cujo significado difere do significado original do verbo, constituindo-se um aspecto problemático para o significado. Para o referencial teórico, baseamos a pesquisa nos pressupostos da Metalexicografia em sua interface com a Fraseologia. Para a metodologia apresentamos uma amostra de phrasal verbs coletados junto aos verbetes de dicionários presentes nas escolas pesquisadas. O resultado de pesquisa servirá de subsídios para melhorias nos materiais lexicográficos oferecidos nas escolas.
Derechos de autor 2023 Rascunhos Culturais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opiniões e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões da Rascunnhos Culturais.