TRANSCRIAÇÃO LITERÁRIA DE ELVIS E MADONA

  • Luiz Roberto Lins Almeida Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: transcriação, cinema brasileiro, literatura LGBTQIA , Elvis e Madona

Resumo

O presente ensaio se debruça sobre o processo de transcriação (Campos, 2011) da obra Elvis e Madona (2010). Neste caso, invertendo o procedimento mais comum, a transcriação dá-se do cinema ao livro, obras homônimas. O filme, dirigido por Marcelo Laffitte, com roteiro de Marcelo Laffitte e José Carvalho, foi adaptado a uma versão literária, por Luiz Biajoni. Discute-se as relações entre filme e romance, as "noções de equivalência", tomando a adaptação literária como uma forma de tradução, de (re)criação artística, examinando o papel da representação poética subjetiva na produção e interpretação da obra de arte e nessa transição de linguagens. Das telas ao romance, a história passa de uma comédia romântica LGBTQIA+ a um romance policial.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Lins Almeida, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGEL/UFMS). Trabalho realizado na disciplina de Literatura e Cinema, sob orientação do Prof. Dr. Ramiro Giroldo. Agradecimentos especiais ao escritor Luiz Biajoni, que aceitou responder minhas perguntas por e-mail, bem como ao músico Gabriel Moura, com quem conversei via Whatsapp. O espírito de colaboração, a solicitude e a gentileza com que me trataram precisa ser destacado e agradecido.

Publicado
2021-12-01
Como Citar
Lins Almeida, L. R. (2021). TRANSCRIAÇÃO LITERÁRIA DE ELVIS E MADONA. Rascunhos Culturais, 12(24). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17827