“VAMOS POR OS PINGOS NOS ‘IS’”: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO MATERIAL PARA ENSINO DE UNIDADES FRASEOLÓGICAS EM INGLÊS

Palavras-chave: Fraseologia; Fraseodidática; Modelo pedagógico fraseodidático

Resumo

Este trabalho tem por objetivo primordial discorrer sobre os princípios teóricos da Fraseodidática e da Fraseologia para o desenvolvimento de um material com vistas ao ensino de inglês como língua estrangeira / adicional, e, mais especificamente, ao tratamento das unidades fraseológicas para estudantes de língua inglesa de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR, 2020). Além disso, descrevemos e demonstramos o passo-a-passo do desenvolvimento desse material. As unidades fraseológicas – “combinações de unidades léxicas, relativamente estáveis, com certo grau de idiomaticidade, formadas por duas ou mais palavras” (MONTEIRO-PLANTIN, 2017, p. 1) como as expressões idiomáticas, sentenças proverbiais, pragmatemas, colocações, entre outros – presentes no material foram escolhidas a partir de um levantamento feito no English Profile e o tema a ser abordado na unidade foi sustentabilidade. Ressalta-se ainda, a importância de o aluno desenvolver a competência fraseológica (SOLANO RODRÍGUEZ 2004, p.411) que é a capacidade de conhecer as unidades fraseológicas, saber interpretá-las e integrá-las no discurso, para que possa se sobressair na comunicação cotidiana na língua-alvo. Com isso em mente, o material desenvolvido trata das unidades fraseológicas em nível B2 e são apresentadas ao aluno por meio do modelo pedagógico fraseodidático proposto por Ettinger e Lüger (2008).

Publicado
2023-10-09
Como Citar
Bueno da Costa, E., & Helena de Carvalho Rios Ferreira, T. (2023). “VAMOS POR OS PINGOS NOS ‘IS’”: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO MATERIAL PARA ENSINO DE UNIDADES FRASEOLÓGICAS EM INGLÊS. Rascunhos Culturais, 14(27), 26-52. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v16i28.18664