PERSPECTIVAS DECOLONIAIS

experiências performativas que surgem da docência de língua inglesa na Educação Básica

  • Bruno Silva Nascimento
  • Maria Jeane Souza J. Silva
Palavras-chave: Decolonialidade, Educação Básica, Formação de professores, Língua inglesa

Resumo

À medida que a conscientização sobre a promoção de uma educação mais humanitária e responsável surge como tendência na contemporaneidade, torna-se premente a ressignificação quanto à práxis docente no processo de ensino/aprendizagem de línguas/linguagens. Nesse contexto, as discussões deste artigo são parte de nossas experiências enquanto professores de língua inglesa no Ensino Fundamental, (anos finais) da rede pública municipal (estado da Bahia) (autora 1) e da Instituição privada (estado do Mato Grosso do Sul) (autor 2). Em um primeiro momento, objetivamos construir uma compreensão de como as epistemologias privilegiadas/escolhidas podem contribuir criticamente para um ensino pautado na decolonialidade, na desconstrução do inglês padrão e tradicionalismos pedagógicos em contextos educacionais. A posteriori, ilustraremos uma parcialidade de atividades realizadas a partir da Metodologia interativa, que parte da concepção do Círculo Hermenêutico-Dialético e da metodologia ativa: rotação por estações. O arcabouço teórico deste estudo engaja-se a Linguística Aplicada e às novas epistemologias, provenientes das teorias decoloniais. Por conseguinte, depreendemos que essas teorias corroboram com um ensino teórico-prático, auxiliam no exercício da (auto)crítica reflexiva (TAKAKI, 2019), suscitadas de maneira não sistematizada, mas sim, dinamizadas e performativas.

Biografia do Autor

Bruno Silva Nascimento

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens sob orientação da Profa. Dra. Nara Hiroko Takaki. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias (UFMS/CNPq).

Maria Jeane Souza J. Silva

Universidade Estadual da Bahia. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Identidades (PPED/UNEB). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq).

Publicado
2023-05-27
Como Citar
Silva Nascimento, B., & Jeane Souza J. Silva, M. (2023). PERSPECTIVAS DECOLONIAIS. Rascunhos Culturais, 13(26), 258-290. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18758