UMA ANÁLISE DO ATENDIMENTO PRESTADO A VÍTIMA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NAS DELEGACIAS ESPECIALIZADAS DA MULHER

A NECESSIDADE DE UMA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21671/rdufms.v8i2.13832

Resumo

O texto parte da análise de relatórios de pesquisa nacionais, com foco no atendimento das vítimas de violências em Delegacias Especializadas de Atendimento as Mulheres (DEAMs), apresentando como referencial teórico e crítico a epistemologia feminista, contrapondo o processo penal tradicional, tendo em vista a problemática substancial enfrentada pelas vítimas desse tipo violência, bem como seus problemas estruturais. O texto apresenta uma discussão, ainda que introdutória, sobre a necessidade desse desvelar crítico a partir da epistemologia feminista, com uma metodologia hipotético-dedutiva, para proposição de iniciativas que solucionem, ou ao menos mitiguem, os problemas apresentados nos relatórios de pesquisa analisados.

Biografia do Autor

  • Bruno Cavalcante Leitão Santos, Centro Universitário Cesmac

    Doutor em Direito pela PUCRS (2019). Mestre em Direito Público pela UFAL (2014). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCDB (2010). Atualmente é Professor de Direito Penal nos cursos de graduação e pós graduação do Centro Universitário CESMAC. Líder do Grupo de Pesquisa Sistema Penal, Democracia e Direitos Humanos e, pesquisador do Grupo Direito, contemporaneidade e transformações sociais (CESMAC). Advogado. Atuou como pesquisador bolsista do IPEA/PNPQ (Edital 109/2016) entre 2017 e 2018, vinculado ao Núcleo de Pesquisa sobre Projetos Especiais - NUPES, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e, no Grupo de Estudos da Ciência Conjunta Penal - GECCOPE, pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL entre 2019 e 2022. Foi professor de Direito Penal da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA entre 2014 e 2020.

  • Roberto Barbosa de Moura, Universidade Federal de Alagoas

    Mestrando em Sociologia - PPGS/UFAL. Maceió – Alagoas - Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Processo Penal. Advogado Criminalista.

  • Cinthia Pereira de Souza, Centro Universitário Cesmac

    Graduanda de Direito do Centro Universitário Cesmac, Maceió-AL. Graduada em Licenciatura Letras/Literatura pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2009).

Downloads

Publicado

2023-03-03