CONFLUENCE OR SUBMISSION OF INTERESTS? CORRUPTION AS AN EXPRESSION OF THE ACTION OF PUBLIC AGENTS ALLIED TO MAJOR CORPORATIONS

Autores

  • Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Melo Bandeira Escola Superior de Gestão do IPCA
  • Fábio Manoel Fragoso Bittencourt Araújo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
  • Grace Ladeira Garbaccio Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.21671/rdufms.v9i1.18256

Resumo

Diante da deflagração de grandes casos de corrupção nas últimas décadas, faz-se necessário abordar a relação entre agentes públicos e organizações empresariais no Brasil. O problema em questão reside no distanciamento do interesse público nessas relações. Nessa perspectiva, o objetivo é discutir sobre a corrupção como expressão da ação do Estado em conluio com empresas privadas. A metodologia selecionada foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Os resultados apontaram diversos escândalos de corrupção administrativa no Brasil nas últimas décadas. Assim, a conclusão alcançada é de que, normalmente, essas relações não confluem para o bem comum, tendo em vista que os agentes públicos são submissos aos interesses das grandes empresas.

Biografia do Autor

  • Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Melo Bandeira, Escola Superior de Gestão do IPCA

    Pós doutor pelo Ius Gentium Conimbrigae, Universidade de Coimbra; Doutor e Mestre em Direito.

  • Fábio Manoel Fragoso Bittencourt Araújo, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

    Doutorando em Direito Constitucional pelo IDP; Mestre em Adm Pública pelo IDP.

  • Grace Ladeira Garbaccio, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e em Administração pela Fundação João Pinheiro (2000), com Mestrado em Direito pela Université de Limoges (2005) e Doutorado em Direito - Université de Limoges (2009). Experiência nas áreas do Direito, Administração, Comunicação e Marketing em Universidades, tais como Laval/Quebec/Canadá, IDP, EDB, FIA, ESPM, Dom Helder Câmara, PUC/MG, Centro Universitário UNA, e em empresas como Vallourec, Saint Gobain, Anglo American e Votorantim Energia, bem como no poder executivo do Estado de MG em suas Secretarias.

Downloads

Publicado

2024-11-21