DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR E ACESSIBILDADE DIGITAL

UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA POLÍTICA OFICIAL INSTITUCIONAL

  • Valmôr Scott Jr. Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Bruna Flores Prates Universidade Federal de Pelotas

Resumo

A acessibilidade digital apresenta-se, na atualidade, como uma possibilidade para a inclusão social das pessoas com deficiências na luta para o exercício de direitos. Vários fatores contribuem para que a inclusão ocorra, entre os quais, a acessibilidade, inclusive, digital. O presente estudo, realizado mediante revisão de literatura, e posterior análise documental e de conteúdo, busca abordar a temática da acessibilidade digital enquanto imperativo para o exercício do direito social à educação superior por pessoas com deficiência.  Neste sentido, esta pesquisa busca verificar no Relatório de Auditoria nº 7/2018 (último relatório oficialmente publicado, pela UFPel, até 2022) em que medida, esta instituição educacional, implementa a acessibilidade digital aos estudantes com deficiência para que disponham do adequado exercício do direito à educação superior. Faz-se necessário, portanto, promover o debate acerca da acessibilidade digital para este segmento de estudantes, pois é de grande relevância implementar plataformas digitais de educação, bem como outros mecanismos que contemplem as especificidades desses sujeitos, de forma que possam usufruir do mundo virtual com segurança e autonomia. Desta forma, as instituições de educação superior se aproximam dos estudantes com deficiência, e possibilitam o exercício do direito à educação superior, com equidade no processo educativo.

Biografia do Autor

Valmôr Scott Jr., Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Direito (PPGD/UFPel). Professor na Faculdade de Pedagogia (EaD/UAB), da Universidade Federal de Santa Maria - Polo: Tres de Maio (2015). Coordenador Substituto do Programa de Pós-graduação em Direito - PPGD/UFPel (2021-2022). Pós-doutor pela Universidade de Coimbra/Portugal (CES/UC); Doutor em Educação (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Especialista em Direito (UFSM). Pesquisador no Laboratório Imagens da Justiça - UFPel (DGP/CNPq). Membro do Conselho Editorial da Editora Caxias. Coordenador de projetos de pesquisa, ensino, e extensão.

Bruna Flores Prates, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Inventar: Arte e Construção do Conhecimento Jurídico. Membro do Grupo de Estudos Direito, Educação e Vulnerabilidade (G-DEV).Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório Imagens da Justiça. Bolsista de Iniciação científica pela FAPERGS (ago/2021 - ago/2022). Bolsista de Iniciação Científica CNPq (set/2022 - ago/2023). Monitora das disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito/UFPel 2020-2023 e Pedagogia Jurídica/UFPel2020-2022.

Publicado
2024-11-21