O TERERÉ COMO INSTRUMENTO CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.21671/rdufms.v9i2.19289Resumo
O presente artigo tem como objetivo central identificar se existiria uma relação entre o tereré, bebida típica do Estado de Mato Grosso do Sul, e o desenvolvimento socioeconômico daquele ente federado. Além disso, figura-se como objetivo principal do corrente estudo perscrutar a potencialidade de exploração da erva-mate, com a qual se faz o tereré, para o desenvolvimento da região. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e documental, fazendo o emprego do método dedutivo. Parte-se aqui da premissa maior com o intuito de contextualizar o leitor por meio da oferta de informações a respeito do que seja a cultura e o fenômeno da desapropriação cultural. Após, ingressa-se no estudo do desenvolvimento socioeconômico como direito fundamental. Por derradeiro, adentra-se à análise da pretensão deste artigo, buscando identificar se haveria alguma relação entre o tereré e o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Mato Grosso do Sul e as potencialidades de exploração da erva-mate. A pesquisa se mostra relevante e atual, posto que seu objeto trata da relação entre os instrumentos culturais e o desenvolvimento local. Por fim, empregam-se aqui os referenciais teóricos desenvolvidos por Thierry Verhelst, quanto ao direito à diferença, e por Amartya Sen, no que concerne ao desenvolvimento socioeconômico como expansão das liberdades reais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Direito UFMS- RDUFMSDeclaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.



